terça-feira, 27 de abril de 2021

 

Cultura prorroga prazo de inscrições para eleição do Conselho

2021-04-27 15:22:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arte
Em virtude da pandemia de Covid-19, a eleição será virtual.

INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE MACAÉ:

Clique aqui para se inscrever como candidato.

Clique aqui para se inscrever como eleitor.



O prazo para se inscrever como eleitor ou candidato na eleição de 11 membros titulares e suplentes representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM), biênio 2021/2023, foi prorrogado até as 23h, deste domingo (2). Estão abertas vagas para 11 vertentes culturais: teatro, dança, audiovisual, música, artesanato, artes plásticas, cultura urbana, literatura, cultura popular, patrimônio e produção cultural. A eleição acontecerá de 13 a 15 de maio.

Para participar da eleição do Conselho como eleitor ou candidato é preciso se inscrever por meio de formulários eletrônicos disponíveis no Portal da Prefeitura ou nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (Facebook e Instagram). O processo eleitoral ocorrerá de forma virtual em decorrência da prorrogação do estado de calamidade pública no município (Decreto 008/2021), devido à pandemia de Covid-19.

Também aconteceu de forma remota o ciclo de pré-fóruns de Cultura por segmento cultural, que teve início no dia 16 e foi encerrado no domingo (25). Cinco pré-fóruns foram realizados na última semana. Na segunda-feira (19), o pré-fórum da música, com 32 participantes; na terça-feira (20), o de culturas urbanas, com 30; na sexta-feira (23), o de patrimônio e cultura popular, com 31; no sábado (24), o de Literatura, com 17 e, por fim, o de produção cultural, com 20 participantes, no domingo (25).

"Houve uma média de 30 participantes nos pré-fóruns. Avaliamos este resultado como positivo. Muitos dos participantes não conheciam o Conselho de Políticas Culturais e as suas atribuições. Durante este processo de escuta ativa, foi possível explicar a atuação do Conselho, ouvir depoimentos de ex-conselheiros e trocar muitas experiências entre trabalhadores da cultura de diferentes gerações da cidade. Durante os encontros, foram expressos desejos de acompanhamento do trabalho do Conselho mais de perto e também de se candidatar a conselheiro. Nossa expectativa agora é que esta mobilização se reflita no número de inscrições para as 11 cadeiras dos segmentos culturais que compõem a representação da Sociedade Civil no CMPCM", disse a ex-presidente do Conselho e coordenadora de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Aline Tavares.

Aline ressaltou algumas indicações apresentadas durantes os pré-fóruns, como a criação de uma lei do Grafite, a exemplo do município do Rio de Janeiro, pela vertente de culturas urbanas e, também, a modificação da lei de criação do Conselho para a inclusão do segmento cultura afro, pela vertente de produção cultural. Este grupo sugeriu ainda estratégias de acessibilidade cultural.

Com o encerramento dos pré-fóruns, a Comissão Eleitoral trabalha na conferência das inscrições de eleitores e candidatos, verificando se a documentação enviada está de acordo com o edital do pleito. Quando necessário, a Comissão entra em contato com o inscrito para solicitar informações complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário