sexta-feira, 30 de abril de 2021

 

Solar dos Mellos resgata a magia do Carnaval antigo de Macaé

2017-02-02 15:05:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do Solar dos Mellos
Foto: Rogério Pecciolli
Exposição é o resultado da pesquisa realizada pela equipe do Museu

Exposição de fotos e trechos da história mostrados pelos jornais da época dos antigos carnavais, estarão na 'avenida', nesta sexta-feira (3), em exibição no pátio do Solar dos Mellos (Museu da Cidade). A exposição é o resultado da pesquisa realizada pela equipe do Museu, tendo como primeiro registro a folia na Princesinha do Atlântico do ano de 1865.

Entre tantos registros, merece destaque um acervo de 1870, quando a festa do Rei Momo acontecia no Teatro Santa Isabel (Inaugurado em 7 de janeiro de 1866, que logo depois também passou a ser utilizado como cinema, recebendo o nome de Cine-teatro Santa Isabel) e em vez do tradicional samba que, ainda, embala os atuais bailes, a folia era ao som de valsas e chotes. A pesquisa retrata a beleza dos carnavais de Macaé desde 1865, enfatizando principais passagens, até o final da década de 1980.

A exposição estará disponível no Solar dos Mellos, a partir das 18h, somando com a iniciativa da comissão 'Resgatadores da Folia' que dará início ao carnaval de rua macaense com abertura, em frente ao museu, às 19h, com o tema "Chaplin`s Bar - 60 anos de história", homenageando o empresário Samuel Marques, trazendo de volta as festas dos anos 80. A iniciativa, como resgate cultural do município, evidencia a importância das ações populares oferecendo uma programação voltada para a participação familiar, tem o apoio institucional da prefeitura, mobilizando várias secretarias para garantir que o evento aconteça da melhor forma possível.

Sobre os carnavais antigos, a Secretaria Municipal de Cultura, a qual o Solar dos Mellos pertence, deixará disponível a exposição, mesmo após a abertura do carnaval de rua, para quem se interessar em pesquisar, acervo de jornais e livros das épocas, e saber mais sobre o tema. O processo de resgate fotográfico é contínuo, estará em permanente atualização, com aceitação da colaboração popular, como exemplo, oferecer fotos entre outros materiais de acervo particular para compor a história do município.

Para a secretária de Cultura, Tânia Jardim, a abertura do Carnaval de rua, com todo esse importante resgate cultural somado a iniciativa de unir informações importante sobre a história de Macaé, é, verdadeiramente, ímpar para a população:

- O carnaval é um dos festejos de maior referência do país, sua importância enquanto elemento que compõe a identidade brasileira é inegável, um ritual nacional que une todos numa mesma classe social. Parabéns a todos os envolvidos. A a equipe da Cultura tem orgulho de participar desse momento de resgate e dessa festa popular, Macaé merece, temos história, temos tradição! - pontua a secretária.

Resgate Fotográfico - Os interessados em colaborar com materiais, só entrar em contato através do e-mail comunicacao@macaecultura.com.br, ou comparecer a Secretaria de Cultura, setor divulgação, entre 11h e 17h. Também pelo número (22) 99872 0533 contato com a jornalista Mônica Braga.

A Secretaria Municipal de Cultura fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro, e funciona das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário