quinta-feira, 22 de abril de 2021

 

Secretaria de Governo busca investimentos e abre diálogo com diversos setores em Cabo Frio


Em menos de 100 dias houve aproximação com sindicatos, população, empresários e prefeitos de outros municípios

Atrair novos investimentos a abrir diálogo com diversos setores da sociedade fazem parte do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Cabo Frio, desde o início do atual mandato. Entre os objetivos estão a busca de soluções para as diversas demandas apresentadas pela população nestes 100 primeiros dias da gestão municipal, além da geração de emprego e renda.

Para isso, coube ao secretário municipal de Governo, Aquiles Barreto, reforçar o diálogo com várias frentes de forma a proporcionar uma gestão participativa.

“Dentro desse trabalho, com certeza o ponto mais desafiador é tirar a cidade da crise. Para isso estamos atraindo diversas empresas que querem investir na cidade. Em apenas três meses de trabalho já temos dois grandes empreendimentos interessados em se instalar em Cabo Frio: um oceanário e um parque aquático. Com isso, além de aumentar nossa arrecadação com os impostos que serão gerados, também voltaremos a gerar empregos e dar mais dignidade para o povo”, explica Aquiles.

Logo no início da gestão, a Secretaria de Governo se uniu às secretarias de Administração e de Fazenda para abrir diálogo com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindicaf). O objetivo tem sido o de buscar solução para os pagamentos atrasados herdados de gestões anteriores. A expectativa é quitar as dívidas com os servidores nos próximos meses.

“A primeira proposta, que foi priorizar o pagamento de dezembro dos servidores em auxílio doença, já conseguimos regularizar rapidamente. A segunda proposta foi fazer um levantamento de quanto é a folha de pagamento de dezembro separada por efetivos, contratados e comissionados, priorizando o pagamento de um salário dos efetivos (ou 13º ou pagamento de dezembro) enquanto se faz um recadastramento dos comissionados e contratados para posterior pagamento. E por fim, buscarmos a criação de um calendário de pagamento para todos os servidores”, afirma Aquiles.

PROJETO PRAÇA DA GENTE

O trabalho de revitalização das 91 praças públicas de Cabo Frio começou a ser feito ainda no primeiro trimestre através do projeto “Praça da Gente”. Coordenado pela Secretaria de Governo, a ação também vai servir para implantar projetos educacionais, esportivos, culturais e ambientais, movimentando e requalificando as praças.

O trabalho começou pela Praça da Estrada de Búzios, no Jardim Esperança, com limpeza, poda, capina, roçagem do mato e varrição. A ordem de visitação nas localidades é realizada por meio de sorteio.

ARTICULAÇÃO GARANTE MAIS LEITOS PARA TRATAMENTO DA COVID-19

Uma das principais atribuições da Secretaria de Governo é promover articulações para resolver ou amenizar os problemas da cidade, como ocorreu na assinatura de um Termo de Cooperação com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Pelo documento, pacientes de Cabo Frio poderão fazer tratamento de Covid-19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, unidade de referência no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Termo de Cooperação, cabe a Cabo Frio o envio de informações para o preenchimento das vagas, bem como a remoção dos pacientes até a unidade de Maricá. O documento tem validade até 31 de dezembro de 2021, podendo ser renovado a critério dos municípios envolvidos.

ZONA ESPECIAL DE NEGÓCIOS E MOEDA SOCIAL

No balanço dos primeiros 100 dias de trabalho, o secretário de Governo, Aquiles Barreto, também destaca o trabalho para tornar realidade a criação da Zona Especial de Negócios. Outro objetivo é a criação da moeda social Itajuru, que deve começar a ser implantada pelo bairro Manoel Corrêa.

POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A REPRESENTATIVIDADE

Com o objetivo de promover políticas públicas que tornem Cabo Frio uma cidade cada vez mais representativa, a Secretaria de Governo também atua através das superintendências de Políticas LGBTQ+, da Juventude e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

“O trabalho desses setores reforça os ideais do governo do prefeito José Bonifácio, com uma equipe de gestão em busca de uma cidade representativa, que combata a violência, os preconceitos, intolerâncias e qualquer manifestação preconceituosa ou discriminatória. Nosso papel vai muito além da articulação política governamental e administrativa: ele entra na função de sinalizar quais ações podem ser feitas para influenciar a população de forma positiva”, reforçou.

Atuando desde o início de janeiro, a Superintendência de Políticas LGBTQ+ fez uma parceria com a Secretaria de Saúde para emitir o Cartão Nacional de Saúde. Em apenas 100 dias de trabalho foram registrados 595 atendimentos entre emissões, segunda via e inclusão do nome social. O serviço é totalmente gratuito e disponível para toda a população, principalmente a comunidade transexual que possui nome social diferente da certidão de nascimento. O atendimento é virtual e pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99720-2782.

Ainda nos primeiros três meses de governo representantes da Superintendência participaram do 1º Encontro Temático realizado pela Aliança Nacional LGBTI+, e estiveram na sede do Rio Sem Homofobia alinhando parcerias em prol dos direitos humanos da sociedade LGBTQ+ do município, entre outras ações.

COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Pela primeira vez Cabo Frio terá um Conselho Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. A medida inédita aconteceu após o governo municipal abrir as portas para ouvir os representantes de religiões de matriz africana.A reunião foi organizada pela Coordenadoria Geral de Igualdade Racial, que faz parte da estrutura da Secretaria de Governo, e teve a participação do prefeito José Bonifácio.

SUPERINTENDÊNCIA DA JUVENTUDE

Com objetivo de incluir a população jovem, a Prefeitura vem trabalhando em atividades de interação com esse público. Uma ação importante foi o início dos trabalhos para implementar projetos de qualificação profissional, oferta de primeiro emprego e renda para a juventude cabo-friense. A primeira reunião foi promovida pela Superintendência da Juventude com participação de outros setores do governo.

“Estamos em busca de projetos que tragam oportunidades para a população jovem. Para isso reunimos outras secretarias que são partes importantes nesse processo. Nosso objetivo é realizar ações efetivas, que tragam benefícios para o jovem, atendendo demandas como qualificação profissional, vagas de estágio e o primeiro emprego. A política pública bem realizada depende de união, e é isso que estamos fazendo na Prefeitura”, disse o secretário de Governo, Aquiles Barreto.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, a Superintendência vem trabalhando para utilizar o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) na geração de mais oportunidades para a juventude no município. Também está buscando experiências positivas em outras cidades, como Niterói.

Comentários Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário