quinta-feira, 22 de abril de 2021

 

Visita virtual ao museu começa na sexta

2021-04-22 09:15:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arte
O acesso é gratuito e os vídeos estarão permanentemente disponíveis

É possível fazer uma visita ao museu e à história da cidade em tempos de isolamento social. O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, vinculado à Secretaria de Cultura, lançará, nesta sexta-feira (23), às 8h, o projeto cultural Visita Guiada On-line.

Na estreia, serão lançados dois vídeos, o ‘Apresentando o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé’ e o ‘Visita Guiada On-line - Apresentação’, através do YouTube e do IGTV do Instagram da Secretaria de Cultura de Macaé. O acesso é gratuito e os vídeos estarão permanentemente disponíveis.

O ‘Apresentando o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé’ é um breve relato da história do Museu, desde a sua construção até a restauração do Chalé dos Mellos que, por meio da lei 2.463/2004, passou a ser Museu da Cidade. Detalhes, como o material utilizado na construção do imóvel e sobre os seus adornos arquitetônicos estão no vídeo, uma produção da equipe de colaboradores do Solar.

Além disso, através do vídeo, é possível conhecer mais sobre os primeiros proprietários da casa e também sobre a sua compra pelo jornalista e comerciante, Cezar Mello, filho do fundador do jornal O Século. O trabalho trata ainda da frequência de pessoas ilustres da intelectualidade macaense no Solar e aborda um pouco da história da última moradora, Noemia Mello, a sétima filha de Cezar. A apresentação busca mostrar também a importância regional do Solar como local de pesquisa e de conhecimento.

Já o ‘Visita Guiada On-line - Apresentação’ é um passeio sobre as exposições do Museu e seus acervos. O novo projeto é uma adaptação do educacional Museu Escola - Visita Guiada, que está suspenso, devido às medidas restritivas relativas à pandemia de Covid-19. Em sua nova versão, o Visita Guiada atinge um público amplo, para além do escolar, como frisa o diretor do Museu, Marco Antonio Caldeira.

"Em tempo de pandemia e isolamento social, o hábito de visitar o Museu, seja por motivo de pesquisas, passeio ou conhecimento, ficou restrito. Com o Visita Guiada On-line, buscamos manter preenchido este espaço no cotidiano de todos, mostrando as nossas exposições, um pouquinho de nosso acervo material e informações sobre o que o Solar pode oferecer como uma casa de conhecimento e pesquisa. É uma forma mais fácil de acesso à arte e à cultura de nossa Macaé e pode estimular a quem não têm por hábito, ou por oportunidade, a visitação ao Museu, quando passado o período de restrições", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário