domingo, 25 de abril de 2021

 

Vacinação contra a gripe: primeira fase segue até 10 de maio

2021-04-25 15:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Bruno Campos
Crianças menores de seis anos estão sendo vacinadas

A Secretaria de Saúde de Macaé prossegue com a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a gripe. Esta etapa segue até o dia 10 de maio e as doses estão destinadas às gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com dados do Programa de Imunização, o município já aplicou 5.900 doses da vacina.

Na sexta-feira (23), o município recebeu 4.800 doses. Na segunda-feira (26), a equipe do Programa de Imunização fará a distribuíção nos polos de vacinação.

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, nesta primeira etapa, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e ficar atenta aos horários de funcionamento de cada uma delas.

Quem recebeu a vacina contra Covid-19, primeira ou segunda dose, deve ficar atento: a recomendação é para que aguarde 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde destaca que a vacina contra gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas pode ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, além de reduzir a procura por serviços de saúde.

Fases
A vacinação foi dividida em três fases: a primeira de 19 de abril a 10 de maio para gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). A segunda fase de 11 de maio a 8 de junho para idosos com mais de 60 anos e professores; e a terceira e última, de 9 de junho a 9 de julho destinada aos profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Postos de Vacinação:
Barramares

Pronto Socorro do Aeroporto

Unidades Estratégia Saúde da Família
Ajuda A

Ajuda B

Aroeira

Aterrado Imburo

Barra/Brasília

Bosque Azul

Cajueiros

Campo do Oeste

Engenho da Praia

Horto

Lagomar B/C

Malvinas

Morro de São Jorge

Nova Esperança

Nova Holanda

Jardim Franco

Virgem Santa

Imbetiba

Praia Campista

Lagomar A/D

Fronteira

Região Serrana
Glicério

Sana

Frade

Bicuda Pequena

Areia Branca

Trapiche

Córrego do Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário