Prefeito Aluizio Jr. quer
cultura de Macaé como referência nacional
Macaé
vai voltar ao cenário da cultura nacional, para isto, o prefeito Dr.
Aluízio (foto) determinou que o Plano de Governo dos primeiros 180 dias leve a
cultura até à comunidade com organização e bem-estar da população, de
forma que esteja de portas abertas para todos os cidadãos do município.
As metas a serem cumpridas neste primeiro semestre do ano são:
reinaugurar o Teatro Municipal de Macaé, implantar cinco Polos de
Cultura nos bairros e distritos, realizar um grande festival artístico,
fomentar o Solar dos Mellos com atividades para o público e criar um
museu no município.
Entre as determinações do prefeito para a cultura fazem parte ainda a reimplantação da Biblioteca do Sana; reforma da estação ferroviária para criação da Estação Central de Glicério, que será um dos Polos de Cultura; apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart); e a Escola de Dança que terá um corpo de baile do teatro.
A reabertura do Teatro Municipal aguarda apenas a liberação do alvará de funcionamento. A inauguração do Cine Clube é outra meta, bem como as bibliotecas municipais.
Como tem acontecido em todas as secretarias e órgãos municipais, o Plano de Governo da Cultura foi apresentado aos funcionários da Fundação Macaé de Cultura, em reunião nesta terça-feira (8), às 9h30, no auditório do Teatro Municipal. Na oportunidade, todos conheceram como será feito o trabalho, seguindo a determinação do prefeito Dr. Aluízio que quer consolidar a cultura no município resgatando as manifestações populares.
Os projetos terão interface entre as secretarias municipais. A Ordem Pública, por exemplo, já solicitou da Cultura que sejam levados programas culturais às comunidades pacificadas com atividades para os moradores; e a Educação também quer projetos culturais nas 106 escolas municipais.
A criação dos Polos de Cultura será levada a sério durante toda a gestão, até 2016, quando cada comunidade terá o seu Polo funcionando. A ideia é que igrejas, praças e outros lugares públicos também se transformem em Polo de Cultura. Além disso, o Solar dos Mellos será movimentado sempre com exposições, cafés culturais e outros eventos com portão aberto para a população.
O projeto Macaé 200 Anos agora está vinculado diretamente à Fundação Macaé de Cultura. As manifestações artísticas locais terão um espaço específico para acontecerem: a Tenda de Cultura que, na prática, é o nome de um projeto dedicado a disseminar a cultura da terra, que terá eventos o ano inteiro, todo fim de semana, em comunidades diferentes, visando fomentar a cultura nas ruas.
Outro compromisso do governo de Dr. Aluízio é a realização de festivais que podem ser de dança, gastronomia e outros, sempre com metas a serem alcançadas diante do público e artistas.
O Plano de Governo de Cultura foi montado a partir de discussões junto ao Conselho Municipal de Cultura composto por pessoas envolvidas com a arte em geral no município.
....O Solar dos Mellos será movimentado sempre com exposições, cafés culturais e outros eventos com portão aberto para a população. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário