domingo, 6 de dezembro de 2015

MERENDA ESCOLAR DE QUISSAMÃ É DESTAQUE EM PROJETO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

COM TEMA “DO CAMPO À ESCOLA” MUNICÍPIO CONCORRE NA IX EDIÇÃO DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

Foto: Adilson dos Santos               IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor                        Foto: Adilson dos SantosA alimentação do escolar em Quissamã sempre foi prioridade para a prefeitura, e o reconhecimento desse trabalho e do investimento responsável dos recursos públicos rendeu a indicação do município na etapa estadual da IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto “Do Campo à Escola: Agricultura sustentável garante alimentação saudável e integra o desenvolvimento de Quissamã”.
O município oferece diariamente um cardápio variado nas escolas, com produtos do programa de Agricultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A aquisição de produtos desse projeto este ano, já ultrapassa 30%, com ênfase nos hortifrutigranjeiros, produtos frescos, sem agrotóxicos e com mais qualidade nutricional.
Só com a merenda escolar o programa atende mais de quatro mil alunos da rede municipal. Os alunos das unidades com horário integral recebem de três a quatro refeições e das unidades regulares são oferecidas duas refeições diárias, preconizando as orientações nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O cardápio é sempre variado, com arroz branco, feijão, verduras, legumes, ovos, frutas e pratos proteicos.
Por meio do programa de agricultura familiar, os pequenos agricultores estão ampliando os canais de comercialização de seus produtos, fortalecendo a economia e a relação do homem com o campo. No último ano, o município recebeu através do PNAE, o recurso de R$392.736,00 destinado à Merenda Escolar. Porém o investimento de recurso próprio foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, destinados as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O projeto indicado na IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi elaborado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, em parceria com as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com vistas à gestão de agricultura familiar e merenda escolar e seus benefícios sociais, econômicos e sustentáveis.
Para a secretária de Educação, Francisca Celina Moreira da Silva Barcelos, essa indicação ao prêmio do Sebrae vem reforçar a política municipal de valorização do homem do campo. “Essa integração do produtor rural com a escola fortalece os vínculos dos alunos com o campo. Os pais de muitos alunos das escolas rurais fornecem produtos para a merenda e isso valoriza essa relação, pois as crianças sentem orgulho disso”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário