segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Prefeitura ampliará atenção básica com mais prevenção

26/12/2016 16:55:00 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de paciente sendo atendido por médico em consultório
Foto: João Barreto
A partir de janeiro o PS Imbetiba ganha cinco equipes do ESF
A Prefeitura de Macaé está ampliando o atendimento da atenção básica, com a implantação de mais equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF). A partir do dia 2 de janeiro, cinco equipes do ESF vão atuar anexo ao Pronto Socorro Imbetiba, que continuará funcionando normalmente. Essa nova unidade do ESF fará o cadastro e atenderá moradores dos bairros do Centro (duas equipes), Imbetiba, Costa do Sol e Sol Y Mar. Cada equipe atua em um território com quatro mil pessoas. Ou seja, a implantação dessa unidade do Estratégia Saúde da Família beneficiará cerca de 20 mil pessoas. Cajueiros, Alto dos Cajueiros e Praia Campista já contam com o ESF.
De acordo com o prefeito, Dr. Aluizio, o objetivo é ampliar a atenção básica, com mais prevenção e menos paciente hospitalizado.

- Estamos agregando valor ao Pronto Socorro da Imbetiba, com a implantação do ESF. Nenhuma porta será fechada e, sim, ampliada para a prevenção. As famílias desses bairros serão cadastradas e terão cobertura de cinco equipes. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e 10 agentes comunitários de saúde. Com isso, cada paciente terá seu próprio médico que acompanhará seu histórico. Depois da Imbetiba, vamos levar para o bairro do Lagomar, ampliando ainda mais a atenção básica, com mais cuidado e menos hospitalização - ressaltou o prefeito.

A maioria dos atendimentos no Pronto Socorro da Imbetiba - como drenagem de abcesso, sutura, febre e gripe - demonstrou serem passíveis de atendimentos pelo ESF, por isso a ampliação acontece nesse bairro. O Estratégia Saúde da Família funciona de forma integral, com prevenção, promoção, tratamento e reabilitação, paralelo à visitas domiciliares e atendimento a pessoas acamados. Cada casa recebe uma visita por mês de um agente comunitário de saúde.

A finalidade é ampliar a cobertura do ESF no município, com a implantação de outra unidade no bairro Lagomar, anexo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em parceria com o ESF, a secretaria de Saúde terá a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e equipe de saúde mental.

Mudanças que transformam a saúde num modelo mais moderno

A ampliação de cobertura do Estratégia Saúde da Família é mais uma das ações voltadas para a reorganização dos atendimentos na rede municipal de saúde, como a oncologia, cirurgia cardíaca, residência médica, implantação da Casa da Vacina, Casa do Curativo e Casa da Criança. Além disso, a prefeitura também ampliou o HPM, com a inauguração do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário