segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

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Professores da rede municipal voltam a trabalhar nesta quarta-feira

Publicada em 30/01/2017, às 12h32

Carlos Antolini
alunos de escola pública em sala da aula com a professora ao fundo
Professores têm papel fundamental na construção e no desenvolvimento de ações pedagógicas que visam ao crescimento dos estudantes
As aulas para os 50 mil alunos da rede pública de Vitória começam na próxima segunda-feira (6), mas os cerca de 5 mil profissionais que atuam nas 102 unidades de ensino da capital retornam ao trabalho nesta quarta-feira (1º) para organizar e planejar o ano letivo de 2017.
Serão três dias para retomar as ações que orientam o trabalho pedagógico de cada escola, como a implementação das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental/EJA; a avaliação diagnóstica; os planos de ensino; o planejamento da acolhida, das atividades de início do ano letivo com os estudantes e das Atividades Curriculares Complementares; a Política de Educação Especial e a definição dos professores para atuação do Ciclo Inicial de Aprendizagem do Ensino Fundamental (CIAEF).
A sexta-feira (3) foi reservada para o início da elaboração do Plano de Ação para o ano de 2017, com as discussões sobre o diagnóstico da escola e análise das situações observadas, tendo em vista a definição de objetivos, metas e ações estratégicas em consonância com as prioridades elencadas pela escola.
"Com o novo ano, afirmamos o nosso compromisso com a qualidade da escola pública, entendendo essa qualidade como uma construção coletiva e dever de todos, podendo se efetivar por meio de práticas voltadas para a garantia dos direitos de aprendizagem dos nossos estudantes", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Ano do Currículo e da Aprendizagem

A portaria Seme 026/2016 estabelece diretrizes para o calendário escolar de 2017 e institui o Ano do Currículo e da Aprendizagem. O tema pressupõe a participação dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no desenvolvimento de ações educacionais centradas na implementação do currículo e na revisão do Projeto Político Pedagógico, com a garantia de avanços na aprendizagem e no fortalecimento da gestão escolar.

Diretrizes curriculares

Essencial para desenvolver as políticas educacionais, o currículo da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos está implementado e, pela primeira vez, contendo os objetivos de aprendizagem por disciplina e série (para o ensino fundamental) e Temas Infantis de Vitória (para a educação infantil, contemplando as diferentes linguagens que representam as várias áreas do conhecimento, com destaque para meio ambiente, jogos e brincadeiras, corpo e movimento, linguagem oral e escrita, dança, música, entre outros). Assim, o Documento Curricular já pode ser utilizado como referência para o planejamento escolar de 2017.
"A elaboração dos documentos foi realizada com a efetiva participação dos profissionais e contou com um processo de formação que potencializou a docência nas nossas unidades de ensino e a fez caminhar com mais qualidade ainda no atendimento educacional ofertado na cidade", disse a secretária.

Avaliação diagnóstica 

A avaliação diagnóstica é uma ação imprescindível para o planejamento do ensino. Assim, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) recomenda que, durante os meses de fevereiro e março, sejam desenvolvidos momentos avaliativos que favoreçam a identificação das expectativas e necessidades dos estudantes, bem como os objetivos/conhecimentos a serem trabalhados em cada turma e em cada componente curricular ao longo do ano.
"Esse é o momento de usar os dados da avaliação diagnóstica para colocar em ação estratégias e metodologias de ensino que assegurem objetivos e conhecimentos que precisam ser trabalhados com os estudantes", assinalou a secretária.

Plano de Ação

O Plano de Ação das Unidades de Ensino possibilita tanto a socialização das ações quanto a avaliação processual e final de suas execuções, com envolvimento de toda a comunidade escolar.
Desde 2013, a Seme desenvolve ações formativas sobre o Plano de Ação, envolvendo diretores, professores, pedagogos e conselhos de escola. A partir do ano letivo de 2016, as unidades de ensino passaram a contar com um dia previsto em calendário para a discussão coletiva do diagnóstico da escola. Com essa análise, a escola identifica as situações que precisam de atenção e definem as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo.

Atividades Curriculares Diversificadas

Elizabeth Nader
Alunos Educação Tempo Integral, oficina de máscaras
Alunos contarão com atividades complementares durante o ano letivo
Novidade para o ano de 2017, as Atividades Curriculares Diversificadas (ACDs) são uma oportunidade para alunos realizarem estudos de aprofundamento do conhecimento e/ou apoio à aprendizagem como enriquecimento curricular. Ao todo, serão ofertadas cerca de 3,5 mil aulas por semana, que podem acontecer tanto no turno quanto no contraturno.
"O desenvolvimento dessas atividades tem como objetivo principal favorecer o diálogo dos saberes construídos nas várias áreas de conhecimento com os saberes construídos nas outras diversas e diversificadas instituições que compõem a sociedade. Essa sistemática contribui para uma melhor postura e localização do indivíduo na sociedade e de conscientização de ideias e valores que vislumbram um novo cidadão", explicou a secretária Adriana Sperandio.

Atividades Curriculares Complementares

As Atividades Curriculares Complementares (ACC/EJA), também integram a proposta curricular das escolas que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deverão ser planejadas sob a forma de atividades de orientação aos estudos, sequências didáticas, pesquisas e projetos. Todas as produções desenvolvidas nas ACC´s serão socializadas em seminários durante o ano.

Cadernos Pedagógicos on-line

Todas as ações de planejamento e desenvolvimento curricular precisam ser socializadas para que a rede de ensino perceba as múltiplas possibilidades de trabalho a partir das diretrizes curriculares. Os Cadernos Pedagógicos on-line se apresentam em uma ferramenta importante que amplia, de forma significativa, os espaços-tempo de formação e de compartilhamento das experiências vivenciadas. O tutorial para organização e divulgação dessas experiências está disponibilizado na plataforma VixEduca, nos diálogos curriculares de cada escola.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140
Com edição de Matheus Thebaldi

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