domingo, 29 de janeiro de 2017

Praia dos Cavaleiros recebe Projeto Praia Para Todos

2017-01-29 20:11:00 - Jornalista: Laís Monteiro
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de cadeirante sendo auxiliado a entrar no mar de praia em Macaé
Foto: Guga Malheiros
Sempre aos domingos, projeto segue até abril
Nem a chuva de verão atrapalhou a animação do atleta do time de basquete sobre rodas de Macaé, Fábio Alves, que não perdeu a oportunidade tomar um banho de mar no primeiro dia da terceira edição do Projeto Praia Para Todos, que iniciou na manhã deste domingo (29). O projeto segue até o mês de abril aos domingos, de 8h às 14h, no posto um na Praia dos Cavaleiros.
O mar estava calmo, o que favoreceu a utilização da cadeira anfíbio, que possui três rodas que flutuam na água, usada pela equipe da Defesa Civil para auxiliar os cadeirantes e portadores de deficiência a entrar no mar.

Amante de aventuras, como ele mesmo se definiu, Fábio não perdeu a oportunidade e colocou o colete salva-vidas com muita animação para ir até o mar. Mas não se contentando em ficar na cadeira, arriscou um mergulho com auxílio da equipe. Frequentador em todas as edições do projeto, conta que espera ansioso pela oportunidade todos os anos, pois é a chance que tem de ter contato com o mar. "Eu só venho à praia tomar banho na época do projeto, essa é minha única oportunidade, por isso estou sempre aqui, com sol e com chuva, poder entrar no mar é uma sensação única", conta.

O projeto promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, em parceria com o Centro Independente de Vida (CVI), é voltado para pessoas portadores de deficiência e tem como objetivo tornar a praia um lugar inclusivo.

A administradora, Carla Santos, estava passando pelo local e parou na tenda de apoio da Defesa Civil, para conhecer o projeto e contou que seu pai tem limitações físicas e que nunca entrou no mar e essa é uma oportunidade de ele ter uma nova experiência. "Fiquei muito feliz em saber que esse projeto existe, meu pai, em toda sua vida, nunca entrou no mar, vou planejar para trazê-lo, com certeza será uma alegria para ele", afirma.

Para o coordenador do projeto Felipe Mancine, a ação também gera a oportunidade de interação entre os participantes. "Aqui na praia, participando do projeto, eles também criaram uma amizade. É um momento de descontração e felicidade para eles, que agora já marcam em grupo para vir participar do projeto juntos", afirma.

O projeto teve início em 2015 e está na terceira edição. Para participar não é preciso fazer inscrição, basta se dirigir ao local do projeto. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário