sábado, 28 de janeiro de 2017

Profissionais de saúde e assistência social discutem atendimento às pessoas em situação de rua

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/01/2017 21:00

  • / ENCONTRO / 26/01/2017 21:00

    Mensalmente, o Consultório na Rua realiza uma média de 140 atendimentos, nos espaços como Feira do Açaí, Praça Magalhães e Praça da República


Profissionais de saúde e assistência social de quatro estados da região Norte (Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima), estão reunidos em Belém para discutir a integralidade do cuidado à pessoa em situação de rua. O encontro faz parte do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Rua com ênfase nas Equipes de Consultório na Rua, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), em parceria com o Ministério da Saúde e governos estaduais e municipais para formar as equipes de saúde e assistência social para trabalhar de forma adequada a população em situação de rua. Os encontros estão sediados na Escola de Gestão e no auditório do Mercado de Carnes, no Ver-o-Peso.
Raoni Ferreira é psicólogo do Consultório na Rua de Porto Velho (RO). Ele conta as dificuldades encontradas em seu município para o trabalho dos profissionais e a resolutividade dos casos. Para ele, o curso aborda de forma específica a discussão sobre pessoas em situação de rua, que é recente e por isso precisa dessa visibilidade. “Estamos conseguindo um bom referencial teórico, mas o curso proporciona o aprendizado com os próprios colegas, na troca de experiências, o que vale para um, pode não ser adequado pra outro. Para ganharmos a confiança do nosso paciente é necessário oferecer a resolutividade, senão seremos sempre vistos com desconfiança e, neste meio, a confiança é fundamental”, afirma.
Ao todo, são 24 profissionais que vieram conhecer a experiência de Belém com o Consultório na Rua, implantado em 2014, e que tem sido um relevante equipamento de saúde para a população em situação de rua. O consultório é itinerante e atua na área da Cidade Velha e Campina (Centro Histórico de Belém), com uma equipe da atenção básica que faz abordagens, atendimentos e todo trabalho ambulatorial, além de encaminhamentos para a Rede de Saúde e Assistência Social. A equipe é composta por um grupo multiprofissional.
Mensalmente, o Consultório na Rua realiza uma média de 140 atendimentos, nos espaços como Feira do Açaí, Praça Magalhães e Praça da República, além do atendimento diferenciado no ambulatório dos altos do Mercado de Carne (Feira do Ver-o-Peso).
Única representante de Belém no grupo, a educadora social do Centro Pop, Rita Rodrigues, conta que o trabalho no município é integrado, com toda a rede articulada. “Nosso trabalho é amplo, abordando as diversas complexidades da saúde e da assistência para que o usuário receba uma resposta eficiente. O diferencial desse módulo é a vivência com o Consultório na Rua de Belém. Nosso trabalho é muito bonito, conseguimos fazer a rede com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Pop, Centros de Atenção Psicossocial e as universidades”, destaca.
De acordo com Patrícia de Melo, tutora da turma da região Norte, as pessoas em situação de rua não devem ser vistas unicamente como pessoas com problemas de saúde mental ou delinquência associada, mas sim como cidadãos que possuem problemas comuns ao ciclo de vida de um ser humano, podendo desenvolver diabetes, doenças de pele, feridas ou até mesmo grávidas com uso abusivo de drogas.
Segundo ela, trabalhar a integralidade do cuidado a essas pessoas é fazer os profissionais de saúde e da assistência refletirem sobre suas práticas, aumentar o cuidado e assistência mais adequada a essa população, sempre entendendo que o território que ela habita é potencialmente o local que se pode fazer esse cuidado. “É juntar os profissionais da assistência e da saúde para que possam ter mais facilidade quando forem abordar e cuidar das pessoas em situação de rua, lembrando que, em primeiro lugar, ela é uma pessoa. A situação de vida que ela se encontra não é o foco, mas sim as potencialidades que esse ser humano tem”, garante.
Sobre a visita à Belém, Patrícia ressalta que o grupo foi muito bem recebido e está com uma boa integração com a equipe do consultório na rua de capital paraense. “Muitos frutos serão colhidos dessa integração que estamos tendo. As pessoas de outros municípios estão tendo a oportunidade de conhecer o trabalho do Consultório na Rua de Belém e levar essas experiências para o seu território”, diz. O encontro termina nesta sexta-feira, 27.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário