domingo, 29 de janeiro de 2017

Professores voltam às escolas dia 1° de fevereiro

2017-01-26 15:54:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem do site
Foto: Imagem do site
Profissionais contarão com recursos de ferramenta virtual para incremento das atividades
Os professores da rede municipal retornam às atividades na quarta-feira (1° de fevereiro). Até sexta-feira (3), participam de reuniões pedagógicas, debates e planejamento para organizarem o dia a dia na sala de aula. A volta às aulas acontece na segunda-feira (6). Para melhor atuarem, os profissionais já podem acessar a página ntmmacae.com que conta com referências pedagógicas e recursos virtuais a serem trabalhados nas escolas. No site produzido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria de Educação são disponibilizadas sugestões de atividades em jogos, áudios, vídeos animados e informações pedagógicas.
O objetivo é contribuir com a atuação do professor para a melhoria da qualidade do ensino. A expectativa da secretaria é receber um número expressivo de acessos. Para o responsável pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, Alex Bogado, o site também é uma forma valiosa de troca de experiências.

Outro material que pode ser acessado é o Caderno de Orientação Curricular (COC) que está disponível para os profissionais do Ensino Fundamental. O caderno específico produzido pela equipe do NTM, em parceria com as equipes do segmento, tem como proposta nortear o trabalho interdisciplinar dos professores em sua prática pedagógica, apresentando os conteúdos de cada área considerados significativos ao processo de construção do conhecimento.

O instrumento de auxílio pedagógico conta com diretrizes e conteúdos relevantes aos professores do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais que atuam nessas turmas recebem orientações como ações e conteúdos curriculares, de acordo com cada ano de escolaridade, bimestres e disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

Neste ano letivo, o COC voltado para as turmas de 6º ao 9º ano será atualizado. Além disso, o material da Educação Infantil também está sendo preparado. Já os professores que atuam na Educação Jovens e Adultos (EJA) têm acesso a recursos que consistem em objetivos didáticos e conteúdos, além de ficha individual de acompanhamento para trabalhar com alunos da modalidade.

O Programa do Livro Didático também apresenta um guia de como trabalhar com os livros, além de recomendações do Programa Nacional do Livro Didático e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além de professores, orientadores pedagógicos e educacionais também recebem informações sobre a função do orientador, legislação, indicações de vídeos e de formação online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário