segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Turismo de eventos lucra com feiras em 2017

    Somente as empresas da União Brasileira dos Promotores de Feiras vão realizar, ao longo deste ano, mais de 2.000 exposições
    • Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 10h07
    • Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 17h49

    Por Geraldo Gurgel

    Crédito: Gustavo Messina/ MTur
    O turismo de negócios movimenta profissionais de todos os setores e é hoje o terceiro principal motivo da vinda de turistas estrangeiros ao Brasil. Quem viaja a negócio gasta com hospedagem, alimentação, transporte e diversão. Os eventos geram emprego e, em muitos destinos, ocupam o vazio da sazonalidade entre os períodos de férias escolares e temporada de verão, além de atraírem visitantes estrangeiros para o Brasil.
    “Os eventos ajudam os municípios a reduzir a sazonalidade do turismo, movimentando a economia, gerando emprego e renda também fora das altas temporadas”, ressaltou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Em 2015, um em cada cinco estrangeiros que entraram no Brasil, vieram motivados pelo turismo de eventos.
    As empresas associadas a União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) divulgaram o calendário da UBRAFE para 2017 com 2.009 feiras. As primeiras exposições já começam este mês. A região sudeste vai realizar o maior número de feiras. Ao todo são 834 agendadas. O Sul, com 681, vem em segundo lugar. No Nordeste, serão 272 eventos; 147 serão realizadas no Centro Oeste; e 75, no Norte do Brasil.
    O calendário vai até dezembro, com destaque para o agronegócio. As principais exposições agropecuárias brasileiras somais mais de 100 feiras ao longo de 2017, sem contar com rodeios, vaquejadas e outros eventos voltados para o campo.
    A CAPITAL DOS EVENTOS - No país das feiras, São Paulo é o estado brasileiro que mais sedia eventos. São cerca de 800 feiras, exposições e congressos, além de mega shows e eventos esportivos, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O turismo de eventos na capital paulista, ao longo do ano, representa quase a mesma quantidade de feiras de negócios previstas para toda a região Sudeste.
    Dos 8,8 milhões de visitantes nesses eventos, 47% são turistas, o equivalente a 3,3 milhões. Esses visitantes, em sua maioria, 77%, se hospedam em hotéis. Isso equivale a 6,5 milhões de quartos de hotéis ocupados, por ano. Os eventos programados para São Paulo, segundo a UBRAFE, geram R$ 16,3 bilhões na economia local. Desse total, R$ 4 bilhões vão para o turismo, distribuídos da seguinte forma: Hospedagem (47,4%), Alimentação (28,3%), compras (11,2%); transporte (9,9%), lazer (0,8%), e outros (2,5%).
    CALENDÁRIO NACIONAL - Em 2016, o Brasil sediou quase 900 eventos turísticos em todas as regiões, de acordo com o Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo. A ferramenta, criada em março de 2016, foi desenvolvida com o objetivo de divulgar os principais eventos turísticos do país e servir como uma importante fonte de informação para auxiliar o planejamento de viagens motivadas por eventos. A instrumento está sendo atualizado com os eventos de 2017.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário