sábado, 28 de janeiro de 2017

Aluna de escola municipal conquista a primeira colocação em concurso de redação

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/01/2017 13:13

  • / RECONHECIMENTO / 27/01/2017 13:13

    A aluna, Andreyna Serrão, feliz por ter sido premiada e ganhar destaque na atual edição do projeto


Pelo quinto ano consecutivo, estudantes da rede municipal de ensino de Belém conquistam o primeiro lugar no concurso de redação do Projeto “Abc da Energia”, coordenado pela Gerência de Relacionamento da Celpa, concessionária de energia do Pará. Andreyna Serrão da Costa, 15, aluna do 9º ano da Escola Municipal Avertano Rocha, do distrito de Icoaraci, foi a grande vencedora nesta edição, e na manhã desta sexta-feira, 27, foi premiada com um notebook e um curso de idiomas pago por três anos.
Entusiasmada e radiante de alegria, a aluna diz que este é somente o primeiro passo para futuras conquistas. “Quando soube do projeto, decidi participar graças ao incentivo que recebi da diretora da escola, professores e dos meus pais”, falou. “Fui muito bem preparada através dos projetos de leitura e escrita desenvolvidos aqui na escola e sei que este é só o início da minha trajetória estudantil”, completou.
Andreyna disputou com estudantes de escolas municipais da capital paraense e de outros distritos próximos, como o de Ananindeua. Outras escolas municipais da rede de ensino de Belém que participaram do projeto foram: Alzira Pernambuco, Manuela Freitas, Luiza Pinto do Amaral, Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, Avertano Rocha e Inês de Mendonça Maroja.  
Nas unidades educacionais, a preparação dos jovens ocorreu através de gincanas e palestras com a temática “O uso seguro, racional e sustentável da energia elétrica”, ministradas por agentes da Celpa. Em seguida, os jovens foram orientados pelos professores de língua portuguesa para boas leituras e técnicas que cooperam no desenvolvimento de bons textos. “Nós abordamos na biblioteca e também, em sala de aula, de como a clareza das ideias é fundamental ao entendimento do leitor que contribui diretamente na construção de um texto coerente”, relatou o professor de língua portuguesa, Manoel Lima.
O concurso de redação, promovido no dia 09 de novembro, avaliou criteriosamente os participantes levando em consideração o consumo familiar dos concorrentes, na modalidade de tarifa social. A escola municipal Inês de Mendonça Maroja, localizada no Barreiro, foi premiada por cadastrar o maior número de alunos beneficiários da tarifa social, e também ganhou um notebook. O prêmio dado para Andreyna, foi pelo seu destaque na produção textual de cunho dissertativo argumentativo sobre o tema.
De acordo com o executivo do departamento de Relacionamento com o Cliente da Celpa, Alexandro Freitas, o envolvimento das escolas de Belém têm sido grande, e, a parceria contribui para o processo de aprendizagem de todos os alunos matriculados que tem a oportunidade de participar do projeto. “Todos demonstram um comprometimento significativo. Desde a equipe pedagógica, até as crianças que desde cedo aprendem a ser conscientes quanto ao uso correto da energia elétrica, tornando-se multiplicadores das informações”, destaca. “Além disso, eles ainda têm a oportunidade de desenvolver habilidades textuais e mostrar seus talentos, servindo de grandes incentivos para outros colegas de classe”, completou.
Na ocasião, ele ainda revelou novidades do projeto para 2017 como a premiação para as escolas que se destacarem em serviços de instalação e manutenção de centrais de ar, troca de iluminação e pintura.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Natasha Albarado
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário