quinta-feira, 21 de junho de 2018

“ARRAIÁ DA CAPITÁ”

As dez melhores quadrilhas juninas de Belém serão conhecidas na tarde desta quinta, 21

21/06/2018 08:57
Na tarde desta quinta-feira, 21, serão conhecidas as dez melhores quadrilhas de Belém após a apuração dos votos dos 15 jurados que atuaram no Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas 2018, durante o “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia. Os trabalhos começam às 14h. A previsão é que às 18h seja anunciado o resultado oficial do concurso, que teve início no dia 13, Dia de Santo Antônio, com 40 grupos participantes, e se encerrou na noite da última quarta-feira, 20, com a apresentação do segundo grupo de finalistas.
O concurso, promovido pela Prefeitura de Belém, registrou o comparecimento de um público de mais de 10 mil pessoas. “Estamos muito felizes, pois nunca imaginamos dançar num lugar tão lindo como o Portal da Amazônia e nessa estrutura maravilhosa”, disse Deilson Brito, da Federação das Quadrilhas de Belém.
Na última noite de apresentação das concorrentes, centenas de pessoas acompanharam a festa de São João e nem a forte chuva que caiu no início da noite afastou a plateia. Maria Eliete, do bairro da Pedreira, era das mais animadas no grupo da torcida organizada que foi ao Portal conferir de perto a apresentação da quadrilha Mensageiros do Amor. “O Arraiá está lindo, maravilhoso e contagiante”, disse a torcedora. Todos os mil lugares das arquibancadas e a rua em frente ao palco ficaram lotados desde as 19h, quando começaram as apresentações, até a meia-noite, quando terminaram.
A última noite da final foi aberta com a apresentação da quadrilha Revelação Mosqueirense e a última a se apresentar foi a Reino de São João. Os brincantes estavam muito emocionados. “É um sonho já estar aqui na fase final. A gente trabalha o ano inteiro e quando chega a hora é como se fosse a primeira vez. E subir nesse placo maravilhoso só cresce nossa responsabilidade junto ao público e à organização”, disse o marcador Maciel Junior, caracterizado de São João. “O Arraiá de 2018 está incrível, a Prefeitura está de parabéns”, completou.
Com a emoção à flor da pele, muitos brincantes foram parar no posto de atendimento médico montado estrategicamente na área de dispersão de quadrilhas. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal estavam de plantão para atender à demanda. Os casos mais comuns eram de desmaios provocados por falta de ar, baixa de glicemia e cefaleia, que, segundo o enfermeiro da Sesma Osmar Reis, ocorrem em virtude da forte emoção dos brincantes, cansaço e alimentação inadequada antes das apresentações. “Alguns também são asmáticos e sofrem com falta de ar”, explicou o enfermeiro.
O posto de saúde do “Arraiá” tinha medicamentos, balão de oxigênio, material para curativo e colar cervical. Os casos que exigiram maiores cuidados foram encaminhados para hospitais. Para quem precisou do atendimento médico, como a dançarina Rosiane Sheila, o atendimento médico de urgência foi fundamental para sua recuperação. “Foi muito bom e rápido o atendimento, eu senti falta de ar e dor de cabeça porque estou muito cansada”, disse.
O diretor de quadrilha Luis Hat, elogiou o trabalho no posto médico. “Graças a Deus, aqui está tudo ótimo com esse atendimento, porque muitos dos nossos brincantes vêm direto do trabalho dançar e ai a saúde fica comprometida, mas tudo bem com a gente graças a esse atendimento médico”, destacou o diretor.
A Prefeitura garantiu, ainda, esquemas de segurança e de trânsito, ordem pública e de abordagem social. “Vamos fazer uma avaliação posteriormente, mas esse formato exitoso deve permanecer”, disse o presidente da Fumbel, Fábio Atanásio. “Estamos com essas vozes positivas das ruas, do segmento quadrilheiro e de todos que aqui estiveram desenvolvendo suas atividades e ajudando a Prefeitura na valorização desse movimento, dessa tradição tão importante para cultura de Belém”, disse o presidente.
O “Arraiá da Capitá” segue com programação até o dia 1º de julho com apresentação de mostras culturais de Pássaros Juninos e Cordões de Bichos, no teatro Waldemar Henrique, na Praça da República. No Portal da Amazônia, a programação será encerrada nesta quinta-feira, 21, com a apuração dos votos do concurso de quadrilha junina, anúncio oficial do resultado, premiação das Misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa, da Terceira Idade e GLBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A festa ainda terá apoteose cultural com mostras de bois-bumbás e shows de grupos folclóricos, parafolclóricos e de toadas.
Por Selma Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário