terça-feira, 19 de junho de 2018

Prefeitura inicia montagem do abrigo temporário de inverno

2018-06-19 15:09:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto do abrigo temporário de inverno
Foto: Rui Porto Filho
Estrutura começa a funcionar na quinta-feira (21)
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, iniciou a montagem das duas tendas que funcionarão na praça Washington Luiz, para abrigar moradores em situação de rua. O local será aberto nesta quinta-feira (21) e os assistidos poderão procurar o abrigo a partir das 18h e até as 23h, podendo permanecer até as 8h do dia seguinte. Inicialmente serão 50 dormitórios, masculinos e femininos. A ação conta com a parceria das secretarias municipais de Ordem Pública, Saúde e as adjuntas de Serviços Públicos, Qualificação Profissional, além do Exército, sociedade civil organizada, igrejas e outras instituições.
O local funcionará em uma estrutura de 100 metros quadrados, seguindo o mesmo modelo implantado no ano passado, e contará com uma base da Guarda Municipal por 24 horas.

- A prefeitura continua com o cuidado que tem com a população em situação de rua, principalmente nesse período quando o frio é mais rigoroso. Todos terão acolhimento da nossa equipe multidisciplinar. Contaremos com os profissionais do Consultório na Rua, Secretaria de Saúde e a realização do cadastro dos assistidos, bem como a retirada de documentos, caso haja necessidade -, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires.

O Exército doou 10 beliches e colchões, e o cerimonial da prefeitura 40 camas e também colchões. Segundo a secretária, não será permitida a entrada de menores de 18 anos e os assistidos terão que obedecer as regras que estarão afixadas no local.

- Vamos fornecer café da manhã e o almoço será servido no Restaurante Popular. Todos receberão uma senha, que será distribuída por nossa equipe. Quanto ao jantar, estamos solicitando aos nossos parceiros, como igrejas, grupos espíritas, entre outras instituições a doação de alimentos - acrescentou.

A população poderá contribuir com a ação solidária, contribuindo com doação de cobertores, meias, agasalhos. Quem quiser ajudar poderá ter mais informações pelo e-mail semas@macae.rj.gov.br ou pelo telefone 2765-0593, de 8h às 17h. O abrigo vai funcionar também no final de semana.

Serviços - A prefeitura conta com o serviço de abordagem social vinculado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A equipe de abordagem é composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que realizam a busca ativa das pessoas em situação de rua.

A proposta do trabalho é contribuir na reconstrução do projeto de vida do cidadão em situação de rua. O local, que funciona na rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um espaço para que essa população possa fazer suas refeições, higiene pessoal e guardar seus pertences. Atualmente o local possui 80 cadastrados.

O Centro Pop oferece ainda assistência necessária para o encaminhamento para o mercado de trabalho, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial.

Outro serviço é a Pousada da Cidadania. O local é uma alternativa quando a pessoa em situação de rua deseja sair dessa condição, oferecendo moradia provisória. A Pousada da Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista.

A prefeitura também conta com o programa Consultório de Rua, formado por profissionais como médicos, enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais e fonoaudiólogos, que leva às ruas o acesso a cuidados com a saúde. Os atendimentos buscam ainda contribuir para a recondução ao lar/família e ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário