Serviços públicos recoloca grades de ralos e bueiros
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, segue atuando por toda a cidade. Entre as ações é destaque o serviço de substituição de tampos de bueiros e ralos das vias públicas.
Porém, um dos grandes problemas que vem enfrentando para a execução deste trabalho, é o constante furto destes equipamentos públicos. As equipes, em média, têm que recolocar 25 grades de ralo e dez tampões por semana, devido aos roubos, em vez de alocarem em novas vias que precisam do material.
Por este motivo, o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, apela ao bom senso de todos: “Por favor, não venda nem compre tampos e grades de ralos e bueiros públicos. Este material tem sido furtado insistentemente por vândalos, o que vem causando grande transtorno à população, provocando acidentes e vilipendiando o erário público. É o seu imposto que é investido em benfeitorias nos equipamentos públicos municipais”, informa.
Grade de ralo é aquele material retangular de ferro que é instalado no canto da rua, próximo às calçadas. Já o tampão de bueiro é o localizado, normalmente, no meio das vias públicas. E, se são retirados dos locais, causam prejuízo à população, tanto pelo perigo que os buracos abertos são a quem passa a pé (um idoso, uma criança, por exemplo), de carro ou moto; mas também provoca a duplicidade das despesas públicas com estes materiais.
“O governo municipal vem atuando de uma maneira global para proporcionar ao cidadão condições cada vez melhores de vida. No entanto, a prática de vandalismo interrompe e prejudica as nossas ações, uma vez que ao invés de andarmos para frente temos de refazer o que já havíamos dado por concluído”, ainda completa Rodrigo Silva, que finaliza: “Tempo, dinheiro e recursos humanos estão sendo desperdiçados por conta da ação de poucos, que prejudicam a coletividade. Os avanços significativos vêm quando a população se posiciona como parceira do poder público”, argumenta.
Veja os serviços prestados pela Adjunta de Serviços Públicos:
Varrição manual e mecânica;
Capina manual e mecânica;
Roçagem mecanizada (com ceifadeira e trator de roçagem);
Lavagem hidráulica de logradouros (calçadas, pontos de ônibus e ciclovias);
Pinturas de poste e meios-fios (manual e mecanizada);
Remoções manual e mecanizada (sacos da varrição, vegetação, entulhos e inservíveis);
Podas e trituração dos galhos para destinação no horto municipal;
Limpeza do mobiliário urbano (pontos de ônibus, orelhões e lixeiras);
Limpeza e desentupimento de bueiros (esgoto sanitário);
Serviço de raspagem de logradouros (espaço junto ao meio-fio);
Troca de manilhamento e ralos;
Calcetagem (conserto das vias com paralelepípedos);
Utilização de maquinário de motonivelamento (patrol) nas ruas/estradas de terra;
Limpeza dos valões;
Pequenos reparos (tapa-buracos);
Coleta de lixo hospitalar.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos (facebook.com/adjspmacae - instagram.com/servicospublicos_macae - twitter.com/adjspmacae). E solicite serviços pelo aplicativo Macaé App; ligue para os telefones (22) 2772-3372 e 2772-7400, ou ainda acesse a Ouvidoria da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/ouvidoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário