Notícias
Bares e restaurantes terão conscientização sobre período de andada do caranguejo
Publicada em 26/01/2017, às 15h07
Bares e restaurantes que comercializam caranguejo em Vitória receberão a visita de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na noite desta sexta-feira (27). O objetivo é sensibilizar comerciantes e clientes sobre a necessidade de respeitar o primeiro período de andada do caranguejo-uçá, que acontece entre este sábado (28) e o dia 4 de fevereiro.
Serão três períodos, durante os quais estarão proibidos a cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do crustáceo no Espírito Santo, inclusive proveniente de outros estados.
A proibição visa à preservação e à reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema. Além disso, a medida visa garantir que o número de indivíduos da espécie seja suficiente para a continuidade da atividade exercida pelas comunidades tradicionais que sobrevivem da cata e comercialização do crustáceo.
Os períodos coincidem com as fases de lua cheia e lua nova, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura.
Abordagens educativas
"Estamos atuando de forma educativa neste primeiro momento, pois seremos rigorosos no cumprimento da legislação ambiental", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.
Quem for flagrado capturando ou comercializando o animal será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades previstas na legislação. Denúncias podem ser feitas no Fala Vitória 156.
Períodos de andada
1ª andada: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
2ª andada: 27 de fevereiro a 5 de março
3ª andada: 28 de março a 3 de abril
2ª andada: 27 de fevereiro a 5 de março
3ª andada: 28 de março a 3 de abril
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário