Vacina contra o HPV em meninos já está disponível em Belém
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/01/2017 17:27
As Unidades Municipais de Saúde de Belém já estão atendendo meninos na faixa etária de 12 e 13 anos com a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A medida é uma das novidades anunciadas pelo Ministério da Saúde para o calendário de vacinação 2017. Outra novidade é a ampliação da cobertura da vacina para meningite C que, até 2016, atendia apenas crianças de 3 meses até 4 anos e agora inclui adolescentes na faixa etária de 12 e 13 anos, em dose única.
Até o ano passado a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) estava disponível apenas para meninas de 9 a 13 anos e meninas com 14 anos que ainda precisavam tomar a segunda dose da vacina. Agora, além de meninos na faixa etária de 12 e 13 anos, serão vacinados meninos e homens de 9 a 26 anos portadores do HIV/Aids, mediante indicação médica.
A servidora pública Fátima Pompeu tem um neto de 11 anos, e ficou aliviada por saber que a prevenção contra o câncer chegou também para os meninos. “É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças”, destacou.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) da Sesma, Leila Flores, a vacina protege os meninos contra várias doenças. “A proteção para os meninos é contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres”, disse a diretora.
Ainda de acordo com Leila Flores, tanto a vacina contra o HPV quanto a vacina contra a meningite C estão rotineiramente disponíveis nas salas de vacinação das unidades de saúde. “Os pais podem procurar nossas unidades de saúde que a vacina está disponível. Em 2016 foram aplicadas em Belém 16.000 doses em meninas e, para ampliar esse número em 2017, vamos fechar parcerias com escolas públicas e privadas para alcançar o maior número de adolescentes. É importante ressaltar que a imunização continua valendo para meninas de 9 a 13 anos”, finalizou.
Texto: Kezia Carvalho
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém / Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém / Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário