quinta-feira, 25 de maio de 2017

Motoristas recebem orientações em campanha educativa

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/05/2017 15:55

  • / MAIO AMARELO / 25/05/2017 15:55

    Nesse momento, os agentes fizeram notificação educativa e orientaram os condutores


Na última semana de ações alusivas ao Movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Belém realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma blitz educativa com foco no combate ao estacionamento irregular. A ação itinerante teve início na Praça Frei Caetano Brandão, no Complexo Feliz Lusitânia, e de lá passou pelo entorno da Praça Dom Pedro II até os arredores do Palácio Antônio Lemos.
A prática de estacionar o veículo irregularmente é umas das grandes vilãs do trânsito das cidadesde todo o mundo. Em Belém, é a terceira irregularidade mais cometida por motoristas imprudentes (se somadas todas as infrações referentes a estacionamento irregular). Além de ser considerada infração pelo Código de Trânsito Brasileiro, esse ato traz uma série de transtornos à população, já que interfere no direito de ir e vir de toda uma comunidade.
“Durante todo o mês de maio viemos realizando um trabalho especial com os principais personagens do trânsito do município, cada um com suas especificidades. Na primeira semana trabalhamos com pedestres e ciclistas, na segunda abordamos motociclistas e agora foi a vez dos motoristas serem alcançados pela ação”, explicou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Tatiane Pinheiro.
Durante toda a manhã, agentes educadores, apoiadores operacionais e arte educadores da Semob abordaram a população e distribuíram panfletos educativos sobre condutas corretas no trânsito. Além disso, veículos flagrados em irregularidades, como parados em filas duplas e estacionados em locais proibidos, foram autuados com a notificação cidadão – que não possui valor monetário, apenas educativo.
O motorista Elizael Moreira, que foi flagrado estacionado em cima de marcas de canalização, às proximidades da Igreja de Santo Alexandre, reconheceu a irregularidade e aprovou a ação. “Muita das vezes, quando tentamos chegar a um local específico não achamos lugar para estacionar. Claro que isso não justifica o erro, por isso aprovo a iniciativa”, disse.
“A princípio vamos atuar na área apenas com ações educativas, após este período de conscientização, entraremos com a fiscalização de trânsito e autuações caso haja flagrantes de irregularidades na área”, alertou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.
A programação da Prefeitura de Belém para o Movimento Maio Amarelo encerra no dias 26 e 27, com uma ação conjunta da Semob com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais em estacionamentos privados.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros - Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário