quinta-feira, 25 de maio de 2017

Delegação de Angola vai participar da Feira dos Povos em Campos

O superintendente adjunto da Igualdade Racial de Campos, Rogério Siqueira, representou o município no evento de comemoração ao Dia de África, no Consulado Geral da Angola, no Rio, nesta quinta-feira (25). Após a celebração, o cônsul-geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosário Ceita, confirmou que uma delegação representando o país estará na Feira dos Povos de Campos, que será realizada no dia 1º de julho, no Jardim São Benedito.  
— É uma grande honra receber esse convite em um dia tão especial. Esperamos representar Angola com tudo de bom e melhor no evento em Campos e, se possível, de outros países africanos — disse Rosário Ceita. 
O evento desta quinta-feira contou com atrações representando a cultura angolana, como dança e música, além de mesa de debate e desfile de moda. Na conversa com o cônsul-geral, Rogério Siqueira falou da ligação que Campos tem com Angola, que recebeu africanos escravizados principalmente da nação bantus, dentre os países que compunham estava Angola. 
— A delegação angolana vem a Campos para contar um pouco da história do país, que nos é tão próximo e que tem uma ligação muito profunda com a nossa cidade. É uma agenda relevante para o governo que estreita laços com uma nação, que nos é muito importante para a nossa formação cultural — afirma o superintendente adjunto da Igualdade Racial. 
Na próxima semana, a superintendência vai oficializar o convite para que o Consulado Geral da Angola envie a delegação à Feira dos Povos de Campos, que vai contar com apresentações artísticas e culturais. Existe a expectativa do cônsul-geral ser um dos integrantes da delegação na cidade. 
Comemoração no Rio 
O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque nesta data, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia de África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data foi mantida. 
Por: Redação - Foto: Divulgação -  25/05/2017 19:30:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário