Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregam obras de urbanização do Morro Santa Terezinha
Na encosta do Morro Santa Terezinha foram construídos dois muros de contenção, formando um extenso jardim vertical
Na encosta do Morro Santa Terezinha foram construídos dois muros de contenção, formando um extenso jardim vertical. Construído em blocos de concreto, o novo muro evitará deslizamentos e proporcionará mais estabilidade em toda a encosta do morro. Em conjunto, foi implantado ainda um novo sistema de drenagem, proporcionando maior fluidez das águas de chuvas.
Com as obras, a comunidade ganhou mais um espaço público para esporte, lazer e cultura, com a entrega de equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, tabuleiro de xadrez humano, além de uma Mini Areninha com traves, redes de proteção, grama sintética e calçadas, totalizando 4.176 m² de área. A construção do equipamento foi um pedido dos moradores da região, que agora passam a contar com mais uma opção de entretenimento para crianças, jovens e adultos.
“Entregamos aos moradores do Morro Santa Teresinha e aos fortalezenses uma das mais belas vistas da cidade. Uma grande obra de contenção foi feita para dar segurança porque quem quem mora na parte mais alta do morro, em época de chuva, corria o risco de desabamento. Além disso, fizemos uma grande obra de infraestrutura e lazer para que esse espaço seja mais seguro e usufruído pela comunidade. Tenho certeza que este ponto vai virar um ponto de referência de visitação turística. É a realização de um sonho para a cidade de Fortaleza”, afirmou Roberto Cláudio.
Com o objetivo de provocar a reeducação ambiental e conscientização na comunidade, foi implantada uma lixeira subterrânea, com dois contêineres, cada um com a capacidade de 1 mil litros, totalizando 2 mil litros de volume total. A coleta será realizada normalmente, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.
Orçada em R$ 12,6 milhões a obra de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. A contrapartida do Governo é de R$7,1 milhões por meio da Secretaria das Cidades. “Este espaço vai trazer grande melhoria na qualidade de vida de quem mora aqui e se transformará em mais um ponto turístico e econômico da Capital. Queremos resgatar o que foi esta região décadas atrás. Juntos, Prefeitura e Governo, transformando Fortaleza em uma cidade melhor de se viver e com mais qualidade de vida”, explicou Camilo Santana.
Escadarias
Como parte das obras de urbanização e contenção do Morro de Santa Terezinha, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realizou a restauração da principal escadaria de acesso à comunidade. O projeto contou com a requalificação completa do equipamento com serviços de alvenaria, reforço na infraestrutura da escada, implantação de guarda-corpo, pintura, postes de iluminação e calçadão contornando a Av. Vicente de Castro e a rua Manuel Dias Branco.
A escadaria principal também recebeu uma pintura em grafite, que transformou o local em mais uma atração turística para visitantes. Os artistas responsáveis buscaram inspiração no legado cultural da região, com enfoque na tradição dos pescadores e jangadeiros do Mucuripe.
Atualmente, a Seinf realiza obras de restauração de uma segunda escadaria, conhecida popularmente como escada dos pescadores, outro equipamento de grande importância para o deslocamento dos moradores, desde a Av. Vicente de Castro até o topo do morro, próximo à fábrica GME.
Adoção do Morro Santa Terezinha
A área urbanizada do Morro Santa Terezinha será contemplada no Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Fortaleza e o Grupo M. Dias Branco. A partir do mês de Junho, o Grupo será responsável pela manutenção do espaço público, promovendo a conservação da área verde urbanizada por meio do serviço de jardinagem, gestão da utilização do sistema de irrigação disposto em três localizações, além de melhorias urbanísticas, paisagísticas e ambientais, tais como: a limpeza diária, corte de grama, pintura de meio fio, capinação e varrição do entorno. O monitoramento da poda de árvores e os serviços de conservação do piso, bancos, escadaria, guarda-corpo e equipamentos de irrigação, também estão previstos no Programa de Adoção.
Outra contrapartida do Grupo M. Dias Branco foi a confecção de 43 placas informativas de sinalização instaladas na área, valorizando o entorno e transmitindo mensagens educativas com enfoque no meio ambiente, saúde e bem-estar, além de informações como metragem do percurso para corrida e caminhada. O local ganhou ainda uma moldura para fotografias com o cartão postal da orla marítima ao fundo, além de um letreiro luminoso “Nós amamos Mucuripe” no formato: 13,80x1,80m, com 50cm de profundidade, instalado no gramado.
A ideia das intervenções é criar um movimento de valorização do espaço público com o tema ''Nós amamos o Mucuripe'', que tem como objetivo abraçar a comunidade local e conquistar a cidade inteira.
Moradora do Morro Santa Terezinha, a vendedora Marcia Araújo, está orgulhosa das intervenções na sua comunidade. “Fico muito feliz em ver essa reforma pronta e entregue para nós. Tudo está muito lindo e vai trazer mais segurança. Além disso, a nova Mini Areninha vai ocupar essa garotada por meio de esporte”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário