domingo, 4 de dezembro de 2011

Bilionário Eike Batista ensina

 como ganhar dinheiro no

seu livro ‘O X da Questão’


Na foto:  A deputado Estadual Clarrissa Garotinho, Eike Batista e a prefeita de Campos, Rosinha.
 Dono de uma fortuna que já alcança US$ 30 bilhões, Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo na lista da revista ‘Forbes’, colocou no livro ‘O X da Questão’ (Ed. Primeira Pessoa, 160 págs. R$ 29,90), que será lançado amanhã na Livraria da Travessa, suas dicas para ganhar dinheiro. A fórmula, que o bilionário batizou de visão 360 graus, começou a ser moldada ainda na infância, aos 11 anos, quando ele sofria de asma e teve que enfrentar a doença. “Uma convicção se formou em mim desde muito cedo: a de que você cresce com as dificuldades. Ou ‘estresses’, como prefiro chamar”, escreve o empresário.

No livro, escrito pelo jornalista Roberto D’Ávila, seu amigo há 25 anos, avisa logo no primeiro capítulo que não vai falar de vida pessoal. Não estão lá o casamento e a separação de Luma de Oliveira, nem seus filhos Thor e Olin, muito menos seus romances e seu recente relacionamento com Flávia Sampaio. “A vida pessoal ficará para a biografia que eu estou escrevendo e será lançada daqui a 2 anos”, avisa Roberto.

De leitura fácil e objetiva, ‘O X da Questão’ mostra a trajetória de Eike no mundo dos negócios. Desde seus 18 anos, quando teve que vender seguros para complementar a mesada que seu pai, Eliezer Batista — que escreve o prefácio —, lhe dava para viver na Alemanha, onde fazia faculdade de engenharia metalúrgica, até a construção de seu império de minas e poços de petróleo, onde todas as empresas levam no nome o símbolo do Sol inca e a letra X. “Entendi que o X era um bom augúrio e decidi seguir com ele. Assim como o Sol inca. (...) Tudo é sinônimo de eficiência, planejamento, execução”, explica Eike.

Das histórias da vida nos negócios, destaca-se a vez em que o milionário foi cobrar de um minerador, que estava bêbado, o dinheiro que ele lhe devia. Irritado, Eike xingou o homem e, quando virou as costas, levou um tiro. “Por sorte, eu já havia caminhado alguns metros e o disparo não aconteceu à queima-roupa. Até hoje, se alguém olhar para minhas costas, perceberá as pequenas cicatrizes”, diz. Do episódio, Eike tirou uma lição: a de exercitar a paciência e diferenciar um adversário circunstancial de um mero aproveitador.

E para quem acredita que a fortuna acumulada é fruto de um suposto toque de Midas, que transforma tudo em ouro, ou da sorte, o empresário avisa que já sofreu derrotas. “Ninguém é infalível no mundo dos negócios”, constata. Sobre a sorte, ele cita Nelson Rodrigues: “Sem sorte não se chupa nem um Chicabon. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha”.

X-man: O império de Eike

MMX - Empresa de mineração criada em 2005.

OGX - Cuida de exploração e produção de óleo e gás natural. A previsão é de perfurar 87 poços até 2013. A fase de produção foi iniciada no segundo semestre de 2011, na Bacia de Campos.

LLX - Companhia de logística tem como objetivo fornecer infraestrutura e competência em logística, principalmente no setor portuário, através de dois portos de grande capacidade.

MPX - Empresa de energia que combina exploração e venda de recursos naturais à geração e comercialização de energia elétrica.

OSX - Lida de forma integrada nos segmentos de construção naval, frete de unidades de exploração e produção e serviços de operação e manutenção.

REX - Atua no setor imobiliário do Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina, além do Chile, onde existe
a Hacienda Castilla, com 240 mil hectares.

MD.X - Reúne consultórios, clínicas, laboratórios de análises, exames diagnósticos por imagem, auditório para convenções e área de conveniência.

Pink Fleet - Navio que possui seis ambientes para eventos corporativos e sociais, 54m de comprimento,
quatro conveses e capacidade para 400 passageiros.

Glória Palace - Antigo Hotel Glória, que está em fase de restauração.

Mr. LaM - Restaurante especializado em comida chinesa, assinado pelo chef Lam, ex-Mr. Chow (New York).

Marina da Glória - Fornece infraestrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas.

Beaux - Centro de estética que tem à frente sua mulher, Flávia Sampaio.

X-dicas:

1. Ninguém é feliz sozinho. Compartilhar experiências é sempre bom.

2. Você cresce com as dificuldades, ou estresses como gosto de chamar. Um bom empreendedor tem de estar preparado para evoluir na adversidade.

3. O bom  vendedor é aquele que desenvolve a capacidade de ouvir.

4. Acredite em si mesmo. Se você duvida da sua própria capacidade, não vai encantar sua equipe nem
o mercado.

5. Não desista na primeira dificuldade. Acredite na sua intuição, mas procure confirmá-la com dados científicos ou pesquisa.

6. Não pense que é infalível, ou que um negócio só vai dar certo se tudo for feito com a mais absoluta
perfeição. Não aspire à perfeição,aspire ao êxito.

7. Um sonho é um passo em direção a uma conquista. A diferença entre o sonhador e o realizador é que o segundo faz acontecer.

8. Olhe adiante, veja o que ninguém vê à primeira vista.

9. Enxergue um negócio em toda a sua profundidade e pense em cada detalhe com o máximo de acerto e o mínimo de risco.

10. Sorte é elemento de um projeto. Mas ela nunca estará presente se o projeto não estiver bem concebido.

Os homens mais ricos:

Carlos Slim Helu, 70 anos (México) > 53,5 bi
Bill Gates, 54 anos (EUA) > 53 bi
Warren Buffett, 79 anos (EUA) > 47 bi
Mukesh Ambani, 52 anos (Índia) > 29 bi
Lakshmi Mittal, 59 anos (Índia) > 28,7 bi
Lawrence Ellison, 65 anos (EUA) > 28 bi
Bernard Arnault, 61 anos (França) > 27,5 bi
Eike Batista, 53 anos (Brasil) > 27 bi
Amancio Ortega, 74 anos (Espanha) > 25 bi
Karl Albrecht, 90 anos (Alemanha) > 23,5 bi

Nenhum comentário:

Postar um comentário