sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


 
DIA NACIONAL DO SAMBA SERÁ 
COMEMORADO EM ALTO
ESTÍLO NESTA SEXTA FEIRA


Concentração do Carretão do Samba será na 
Praça Washington Luiz, a partir das 12h30m

Os sambistas de Macaé já se prepararam para a comemoração do Dia Nacional do Samba, que será comemorado nesta sexta-feira (2), ao som do Carretão da Alegria, todo ornamentado em forma de botequim. A concentração será na Praça Washington Luiz, a partir das 12h30m, com saída às 13h, quando percorrerá vários bairros levando muita animação a cidade.

Este ano, a comemoração contará com duas novidades. A primeira é o samba em homenagem a data, composto por alguns integrantes do Núcleo de Resgate do Samba Macaense (Nusam). A segunda, é o show do Grupo Sururu na Roda, a partir das 20h, que é uma parceria com o Sesi Cultural.

A realização do evento, desde sua criação, é do Nursam, com o apoio da Liga das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), e da Prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura e outras secretarias municipais.

O presidente do Nursam, Décio Braga, destaca que o Dia Nacional do Samba é festejado semanalmente durante a Roda de Samba da Diretoria, que, toda terça-feira acontece a partir das 19h, no Bar do Torres, que fica na Rua Teixeira de Gouveia – próximo à Gráfica Silva Santos.

- Inclusive este ano fizemos um samba para o evento, composto por várias mãos por, Amilcar, Alemão, Carlinhos Sete Cordas, Décio Braga, Dionísio, Rui, Edgar, Gerson, Jamil, Jorge Benze, Tiê,Garçom, que será o “esquenta”, para a nossa comemoração deste ano, ressaltou Décio.

A concentração do Carretão da Alegria acontece às 12h30m, na Praça Washington Luiz, com saída às 13h e circulando pelo Centro, Barra de Macaé, Aroeira e Cajueiro, entre outros bairros do município. A chegada do Carretão à Praça está prevista para às 17h, quando será realizada uma grande roda de samba com os talentos macaenses.

Na ocasião, também será realizada a entrega do Prêmio Amigo do Samba à diversas personalidades de Macaé. Este ano serão agraciados, a Lira dos Conspiradores – Reizinho; a Sociedade Musical Nova Aurora - Juliano Nogueira; Widelmo Natalino; Tia Hilma Vieira Maia; Walace Agostinho – Fundador do Bico da Coruja e Neguinho.

Décio Braga ressalta que este é mais um ano que os sambistas de Macaé celebram a data, completando quatro anos, e também os 100 anos do compositor, ator e poeta, Mário Lago, que escreveu “Amélia”, entre outros sucessos.

- Este ano temos mais uma novidade que é a parceria com o Sesi Cultural, que está trazendo para nossa comemoração o grupo de samba Sururu na Roda. Temos também mais uma vez a participação de diversas correntes do samba macaense para a comemoração desta grande data, explicou Décio.

A administradora do Teatro Sesi de Macaé, Hilma Maia, acrescenta que a entidade também já comemorava o Dia Nacional do Samba em Macaé, como forma de valorização e perpetuação do samba, principalmente para o público jovem.

- Ao agregarmos a comemoração com o Nursam levamos o samba onde ele deve estar: na rua, para toda a população. E nossa comemoração já começa nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, através de um grande musical: Noel – Feitiço da Vila, no Teatro Sesi, a partir das 20h”, concluiu.

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, o grupo Sururu na Roda, formado por Nilze Carvalho – voz, cavaquinho e bandolim; Fabiano Salek e Sílvio Carvalho – voz e percussão; e Juliana Zanardi – voz e violão se apresentará a partir das 20h, na Praça Washington Luís, após a chegada do Carretão da Alegria. O público vai curtir um repertório variado: samba, choro, maxixe e forró, e com destaque nas canções dos quatros CDs do grupo.

Sobre o grupo de samba Sururu na Roda

Uma das grandes marcas do grupo é sua sonoridade que expressa diferentes nuances de timbres. Isso ocorre com muita naturalidade pelo fato de seus integrantes serem cantores e instrumentistas, cada um proveniente de um contexto musical diferente, trazendo para o grupo sua bagagem e suas influências. O resultado é uma grande mistura dos gêneros da música brasileira, uma verdadeira miscigenação musical, um grande Sururu! O grupo é um dos responsáveis pela revitalização da Lapa, bairro ícone da boemia do Rio de Janeiro.

O Dia Nacional do Samba traz a marca da solidariedade, reunindo diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Macaé ajudando na realização do evento, a Fundação Macaé de Cultura, o Crystal Apart Hotel, a SIT – Sistema Integrado de Transporte, o Fumdec, o IMMT e a Mil Artes Impressão Digital, além de diversas empresas que estão literalmente ajudando a colocar esse Caminhão da Alegria na rua. São elas: Dermage / ACIM / Itaipava / Cia Digital / Conversadeira no Plaza Macaé / Auto Escola Atlântico Sul /Espaço Ricardo Cardoso / Sucena Confecções / Elo Produções / Gráfica Silva Santos / Firetech / Peixaria Freitas/ Casa Pinto / Bacatá Bazar e Cão Guia Pet Shop – Mirante da Lagoa, além de um apoio de toda a mídia local , destacando-se o Programa da Galera que já vem falando do evento a cerca de um mês na Tv Litoral, a Rádio 87 Light Fm – 87,9, a 101 Fm , a Globo Am ,a Tv Record e o site Macaé tem descontos , que abraçaram o evento de uma forma ampla, geral e irrestrita .

Confira abaixo a letra do samba em homenagem ao Dia Nacional do Samba.

“DIA NACIONAL DO SAMBA”

(Samba)
Tom: Dó Maior

Dois de dezembro, Dia Nacional do samba
Encontro de gente bamba
O carretão já vai sair.
Tira gosto ta na mesa
A cerveja está gelada
A gente vai se divertir.
Ele parte aqui do centro
Não tem chuva
Nem tem vento
Que faça ele parar
Vem sambista de toda parte
Mesmo não sendo baluarte Refrão
Estão aqui para somar.
Pode sentar a mesa
Cantar seu samba sem tristeza
E com certeza
A roda vai te acompanhar.
É dia de festa é comemoração
Quem gosta de samba
Tem Macaé no coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário