sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vertedouro da Lagoa de Imboassica
 entra em funcionamento pela primeira vez

Foto: Divulgação

A ação levou aproximadamente
 1 hora 30 minutos, contou o
secretário de Ambiente Maxwell Vaz
Inaugurados em agosto deste ano, o vertedouro e a revitalização do canal extravasor entraram em funcionamento no início desta semana, após a abertura da barra na praia das Pedrinhas. A ação aconteceu devido a entrada excessiva de água no corpo hídrico, com as chuvas da última semana, o que aumentou o nível de água da Lagoa, colocando em risco alguns bairros e a Avenida Amaral Peixoto.

- A entrada de água na lagoa nessa época do ano é muito grande e precisamos ficar atentos. Ela deve ser aberta quando atinge 1,20 metros na nossa régua de medição e, na última sexta-feira (2), este nível foi atingido. Para evitar enchentes nos bairros Novo Cavaleiros, Mirante, Vivendas da Lagoa e Imboassica, além do alagamento na Amaral Peixoto, nós abrimos o canal extravasor, na praia das Pedrinhas, com ajuda de uma máquina. A ação levou aproximadamente 1 hora 30 minutos, contou o secretário de Ambiente Maxwell Vaz.

Hoje, a medição está em 0,80 metros, que é considerada ideal. Maxwell comemorou o sucesso na ação. “Foi uma operação segura e ecologicamente correta. Além disso, é bonito de ver a água saindo pelo vertedouro, formando uma pequena queda d’água. Estamos satisfeitos com o resultado dessa obra,
que foi realizada pelo estado, através de uma parceria com o secretário de Ambiente, Carlos Minc”, salientou.

O pescador e ambientalista “Tio Jorge”, que frequenta a lagoa diariamente, enfatizou que a obra também protege a Lagoa. “A água para de sair automaticamente quando atinge o nível ideal e isso realmente é muito bom, tira a nossa preocupação. Com isso, o próprio mar fecha sozinho o canal aberto para a saída da água. Neste momento sai muito peixe, mas também entra muito peixe que vem do mar e renova a vida na lagoa”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário