sábado, 3 de dezembro de 2011

JORNALISTA LANÇA LIVRO EM QUISSAMÃ EM ALTO ESTÍLO

Sit01
A noite de autógrafos no lançamento do livro “Quissamã, a raiz de uma história”, de autoria do jornalista Aloysio Balbi foi bastante concorrida neste sábado. A solenidade teve início com a apresentação de violino dos alunos do Centro Cultural Sobradinho e pela forte riqueza cultural do Fado brasileiro, manifestação cultural local que é única no Brasil.

A mais nova obra que discorre sobre o desenvolvimento de Quissamã é uma realização do Instituto Sete Capitães e conta com o patrocínio do Grupo MPE. O evento teve lugar  no Museu Casa Quissamã, neste sábado (3), a partir das 20h, com entrada gratuita.

Na grande noite de cultura os alunos da oficina de violino do Sobradinho apresentaram um belíssimo  repertório composto por canções de Francis Lai (“Love story”),  Righteous Brothers (“Unchained Melody”) e Bach (“Jesus, Alegria dos Homens”) sob a regência do professor Saimo Fernandes. Logo em seguida aconteceu o lançamento oficial, com o autor recebendo os cumprimentos ilustres visitantes. O  Grupo de Fado, organizado pelo Senhor Antonio Morim, fez uma apresentação para  os presentes a vivenciar o encanto e a magia das performances do Fado.

O volume possui aproximadamente 100 páginas e fará parte de uma coletânea de obras que enaltecem a história das cidades da região norte e noroeste fluminense. O livro “Quissamã, a raiz de uma história” possui uma narrativa que eleva a participação dos descendentes de escravos na construção do desenvolvimento de Quissamã, não deixando de mencionar a contribuição dos senhores das casas grandes.

Na obra, Balbi eterniza diferentes momentos históricos da cidade desde o século XVII até os dias atuais. No capítulo 4 em especial, o jornalista fala sobre uma expedição quissamaense à Angola, na África, em 2008: “Um trio de elite cuja missão era localizar 400 anos depois, descendentes daquele angolano de Nação encontrado pelos 7 Capitães, que pronunciou a palavra “Quissamã”, abrindo a porta da história”.

A noite de autógrafos teve o apoio da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Municipal de Cultura e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário