quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

QUISSAMÃ NA CAMPANHA
 CONTRA A AIDS

site1
Com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção contra o HIV/Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), a Secretaria de Saúde de Quissamã vai participar da Campanha do Laço Vermelho 2011, promovido pela UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), ABM (Associação Brasileira de Municípios) e Ministério da Saúde. A ideia é instalar um laço vermelho no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, simbolizando a solidariedade e o apoio às pessoas que vivem com Aids. Além do uso da fita (na blusa) pelos funcionários da Saúde no dia 1º de dezembro (data oficial da luta contra a Aids).

Nesse período serão realizadas diversas atividades educativas voltadas para o público jovem e adulto. De acordo com a coordenadora de ações programáticas, Lisa Priscila Florêncio, entre os dias 29 e 30 de novembro acontece a Campanha “Fique Sabendo” com realização de Teste Rápido Diagnóstico (TRD), apresentação de vídeos de sensibilização e distribuição de panfletos informativos e preservativos no Centro de Saúde.

Já no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, vai acontecer uma mobilização na Praça Brigadeiro José Caetano, com representação das escolas municipais, estaduais e particular, orientação, gincana, distribuição de panfletos e preservativos e oferta do laço vermelho para a população participante.

Atualmente o Programa Municipal de DST/Aids possui aproximadamente 20 pacientes portadores de HIV cadastrados. Todos os pacientes tem à disposição consulta médica e de enfermagem, encaminhamento psicológico quando necessário e recebem de forma gratuita medicamentos cedidos pelo Governo Federal. “Vale ressaltar a importância da utilização dos medicamentos pelos portadores de HIV. Estes medicamentos aumentam a sobrevida do paciente e elevam a qualidade de vida dos mesmos”, destacou a coordenadora do Programa DST/AIDS, Rosemeri Braga, lembrando da necessidade do uso de preservativo em todas as relações sexuais como forma de prevenção da doença.

Mesmo fora do período da campanha, o Programa funciona no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, inclusive com a realização do Teste Rápido Diagnóstico (TRD). É possível obter informações sobre o Programa pelo telefone 2768-1390, do Centro de Saúde. Todas as unidades de Saúde da Família, com exceção de Machadinha e Barra do Furado, também realizam o teste. O paciente submetido ao TRD tem sua identidade preservada, sendo o resultado do exame considerado sigiloso. É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é descoberta, mais eficiente é o controle e a manutenção da sobrevida do portador.

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível, que segundo o Ministério da Saúde teve seus primeiros casos nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e definidos como tal em 1982, quando se classificou a nova síndrome. No Brasil o primeiro caso também foi identificado naquele ano, em São Paulo. Contudo, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, o Brasil contabilizou 608.230 casos registrados de Aids.

De acordo com a UNAIDS, o laço vermelho foi criado e escolhido como símbolo internacional na luta contra a doença em 1991, em Nova York, inspirado nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue e com o amor, relacionados com à infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário