sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Kiss 4 anos: Homenagem às vítimas inicia com roda de conversa no auditório da SUCV


Prefeito Jorge Pozzobom participou durante toda a manhã da roda de conversa com profissionais que atuaram na tragédia (Foto: Roni Riet)
Programação em memória à tragédia segue por toda essa sexta-feira, 27 de janeiro
Iniciou na manhã desta sexta-feira (27), e se estende por todo o dia, as homenagens às vítimas da tragédia na Boate Kiss. Na data em que o episódio mais triste já vivido pelo Coração do Rio Grande completa quatro anos, uma série de atividades está marcada para homenagear os 242 jovens que perderam a vida na trágica madrugada de 27 de janeiro de 2013.
A primeira delas iniciou por volta das 9h, no auditório do prédio João Fontoura Borges, antiga SUCV, e reuniu dezenas de pessoas. Na roda de conversa que teve o tema “Memória e Futuro”, profissionais que atuaram na tragédia expuseram suas atuações, contaram de pesquisas desenvolvidas e destacaram a importância de manter viva a memória deste acontecimento e pensar, a partir dele, o futuro, sem jamais esquecer do passado.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, acompanhou o encontro, ouviu todas as declarações e aproveitou a oportunidade para reiterar que a nova Administração Pública não será omissa em relação ao episódio da Kiss. O chefe do Executivo lembrou do primeiro ato de seu governo, que foi criar o Núcleo de Gestão Estratégico de Acolhimento – que tem a finalidade de aproximar Prefeitura e associação de familiares e vítimas.
“A omissão não vai ser parte deste governo. Temos compromissos assumidos, tanto que criamos o núcleo para que essa data seja sempre lembrada e, também, para estarmos todos juntos, unidos”, ressaltou Jorge Pozzobom.
Em sua fala, o prefeito destacou que pretende, até a metade de 2017, ter concluída a desapropriação do imóvel onde funcionava a boate.
O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva, - que coordena as homenagens -, ressaltou o sentimento de tristeza marcado por esta data, mas agradeceu ao prefeito por poder, segundo ele, em quatro anos, ter um evento oficial no município que homenageie as vítimas e tenha participação da Prefeitura.
“Prefeito, o senhor está no caminho certo. É sua responsabilidade trazer de volta essa cidade e eu vou cobrar por isso”, disse Sérgio.
OS ENSINAMENTOS DAS TRAGÉDIAS
Representando a Associação Chapecoense de Futebol, Fabiana Funk se deslocou de Chapecó, Santa Catarina, até Santa Maria, neste dia 27.  Ela veio agradecer o apoio que os profissionais do Acolhe Saúde - que presta atendimento psicossocial aos sobreviventes e familiares das vítimas da Boate Kiss – ofereceram quando ocorreu a tragédia com o voo da Chapecoense, em novembro passado. Uma equipe de profissionais de Santa Maria foi até Chapecó para dar suporte aos envolvidos, já que são referência no serviço de apoio psicossocial emergencial.
“Todos foram muito solidários conosco. Então a Chapecoense entendeu que, nesta data, deveríamos estar aqui, pois todo o ensinamento, apoio e suporte que os profissionais do Acolhe Saúde deram foi importante para nós”, agradeceu Fabiana.
Na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h, outras homenagens estão programadas. As atividades acontecerão na Praça Saldanha Marinho. Confira abaixo.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA SEXTA-FEIRA, 27*
15h – Apresentações musicais e teatrais. Estão confirmados o Coral Orquestrando, a cantora e compositora Giovanna Maira, a Companhia Sorriso com Arte e a Banda da 3ª Divisão do Exército
17h – Culto Ecumênico, com representantes de diferentes religiões
18h – Toque dos sinos das igrejas
18h20 – Será lida uma mensagem do presidente da AVTSM
18h40 – Soltura dos 242 balões, sendo que dois caminhões dos bombeiros acionarão as sirenes
19h15 – Corneteiro da Brigada Militar prestará uma homenagem às vítimas
19h20 – Em um telão será apresentado um vídeo de homenagem, feito pela TV OVO
19h30 – Colóquio “Memória, trauma e reconstrução”, com o professor da Unicamp, tradutor e crítico literário Márcio Seligmann. Ele estará acompanhado pela professora doutora Rosana Dorio Bohrer, psicóloga e especialista, além de uma sobrevivente da tragédia e um familiar de vítima
*As atividades acontecem na Praça Saldanha Marinho

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário