terça-feira, 2 de maio de 2017

Mostra de Artes Negras será promovida dia 30

2017-05-02 10:30:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Mauricio Porão - Arquivo Secom
Interessados podem registrar sua participação no site da prefeitura
Estão abertas, até o dia 22 de maio, as inscrições para a primeira Mostra de Artes Negras de Macaé. A programação é direcionada aos alunos da rede municipal, estadual e privada, além dos atendidos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Os interessados podem se inscrever no site oficial da prefeitura pelo endereço www.macae.rj.gov.br. A mostra será realizada no dia 30 de maio, na Rinha das Artes.
Profissionais que atuam em escolas ou em outras instituições já podem preparar trabalhos artísticos inéditos com foco para a cultura afro. Podem se inscrever estudantes a partir de três anos da Educação Infantil, primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Poderão ser apresentadas peças teatrais, de dança, obras musicais, exposição de artes plásticas, produção cinematográfica curta, raps, poesias, capoeira, jongo, maculelê, maracatu, entre outras manifestações culturais.

A primeira edição tem como propostas integrar escolas, destacar a convivência harmoniosa, estimular a criatividade individual e coletiva, promover a circulação de bens culturais, incentivar e divulgar os trabalhos dos participantes e a criação e a manutenção de espaços de cultura, além de reforçar a descoberta de novos talentos.

Cada apresentação deve ter no máximo cinco minutos. Quanto ao figurino, todos os participantes deverão se apresentar de tênis, sapatilha ou descalço. Caso haja músicas para coreografias, estas devem ser gravadas em pen drive. Não serão permitidas apresentações com fogos, aves ou qualquer animal vivo, plantas ou objetos que possam atingir a plateia.

Julgamento - Os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de artes e educação. Entre os critérios que serão avaliados estão criatividade; empatia; domínio coreográfico; fidelidade histórico cultural e interpretação.

A primeira Mostra de Artes Negras será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica, Superintendência de Educação Integrada, Coordenadoria de Educação Extracurricular. Os professores e alunos com dúvidas quanto ao festival devem comparecer na sala 216 do Programa de Cultura Afro-Brasileira, na sede da Secretaria de Educação, situada na Rua Antero Perlingeiro, n° 402, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário