segunda-feira, 22 de maio de 2017

upremo aguardará perícias antes de decidir se julga Temer

AFP / EVARISTO SA(20 mai) Temer discursa no Palácio do Planalto
O Supremo Tribunal Federal informou nesta segunda-feira que decidirá sobre o julgamento por corrupção contra o presidente Michel Temer apenas ao final das perícias sobre o material de áudio e vídeo que deram origem às denúncias.
O ministro do Supremo Edson Fachin, encarregado do caso, decidiu encaminhar ao plenário do Tribunal o pedido para a suspensão da investigação contra Temer e, a princípio, a discussão ocorreria na próxima quarta-feira.
Mas a presidente do Supremo, Carmen Lúcia, decidiu analisar a questão apenas após a Polícia Federal concluir a análise do material entregue pelo empresário Joesley Batista, presidente da JBS, como parte de seu acordo de delação premiada.
Segundo especialistas, a gravação feita por Joesley Batista com o presidente Temer apresenta vários vícios.
A análise do pedido a favor de Temer, contra quem a Procuradoria Geral da República pediu uma investigação por obstrução da justiça, corrupção passiva e organização criminosa, é crucial para a permanência do governo.
Na conversa gravada por Joesley Batista, o presidente daria seu aval ao pagamento de subornos ao ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba, para comprar seu silêncio.
Temer negou categoricamente esta versão e afirmou no sábado que a gravação, apesar de não conter qualquer elemento contra ele, foi "manipulada".
O presidente pediu ao STF que suspenda a investigação até que se verifique a autenticidade da gravação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário