quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Saúde dá início a mais uma campanha de luta contra a AIDS

Saúde dá início a mais uma  campanha de luta contra a AIDS
Aproveitando o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que é nessa sexta-feira (1), a secretaria de Saúde, através de suas coordenadorias e com parceria da Estratégia em Saúde da Família, tem programação na Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro e de Barra do Furado.
No Centro serão dois os locais de ação, com um grupo na Praça Mário Moreira da Silva, ao lado da unidade de saúde, atuando com orientação e divulgação de informações sobre a doença e encaminhamento dos interessados para o teste rápido de HIV à USF, onde equipe preparada realizará o procedimento, que oferece resultado em 20 minutos.
Neste caso, o evento e exames acontecerão das 9 h às 16 h. Já na USF de Barra do Furado o evento também acontecerá o dia inteiro, mas a realização do exame será somente na parte da manhã. A equipe da Saúde ainda percorrerá o comércio da área central da cidade, levando informações a todos.
Segundo a enfermeira Ruth Méia Nunes, no município existem 32 casos em tratamento e, no Brasil – com base nos dados de 2015, são aproximadamente 40 mil novos casos por ano e o maior percentual de crescimento é entre rapazes com idade entre 15 e 19 anos. Ela informou, ainda, que o Brasil é referência no quesito tratamento, já que a média mundial está em 40% e aqui 61% dos infectados já recebe tratamento. Ela e a médica e subsecretária de Saúde, Lia Mary Passo estarão, na manhã de sexta-feira na Rádio Quissamã FM, onde darão entrevista sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e dando informações sobre o assunto.
Esse é um dia que, a cada ano, serve para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS, promovendo a troca de informações e experiências, e criando um espírito de tolerância social. O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá espaço para se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.
E o Dia serve não apenas para informar às pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, mas tem ainda a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV – vírus humano de imunodeficiência – sofrem na sociedade por causa da doença. A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecienceence syndrome e, em português, significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.
O que é a doença – O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.
A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. Mas beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmitem a doença, que não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.

Origem – O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.

Nupem faz parceria com universidade norueguesa para intercâmbio estudantil

2017-11-30 11:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
pessoas em pé umas ao lado da outra
Foto: Divulgação
A ideia inclui preparar, no futuro, um programa de mestrado em conjunto
O Núcleo de Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, fez parceria com a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, para a criação de um programa de intercâmbio destinado a estudantes de ambos os países. O acordo de cooperação científica e estudantil, estabelecido pelos pesquisadores das duas universidades, tem a proposta de avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnológica.
A ideia também é oferecer, no futuro, um programa de mestrado em conjunto, segundo a coordenadora do projeto na Noruega, Daniela Pampanin, professora associada do Instituto de Matemática e Ciências Naturais e Pesquisadora Sênior do Instituto Internacional de Pesquisa de Stavanger. A notícia foi passada pelo diretor do Nupem, professor Rodrigo Nunes da Fonseca, que faz parte do grupo de pesquisadores visitantes da Universidade de Stavanger.

- Esta parceria vem num momento importante de internacionalização da ciência brasileira, conforme destacado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em seu recente Programa Institucional de Internacionalização -, disse o diretor do Nupem.

A parceria também significa a integração acadêmica entre o Brasil e a Noruega - país que lidera o ranking em qualidade de vida e ensino gratuito para estrangeiros - e beneficia toda a comunidade científica participante com troca de experiência e saberes em prol do desenvolvimento científico. O acordo foi possível porque a universidade norueguesa já tem o projeto “Nor-Bra2020: Construindo as Futuras Gerações Através do Uso Sustentável do Meio Ambiente)".

Os pesquisadores do Nupem participaram na Noruega de um workshop. Segundo eles, o projeto Nor-Bra 2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação, que também apoia projetos em outros países como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O Nupem está localizado no bairro São José do Barreto, em Macaé.

Argentina encerra busca de sobreviventes de submarino desaparecido

ARGENTINE NAVY/AFP / HandoutO submarino ARA San Juan atracado em Buenos Aires em 2014
A Marinha argentina encerrou, nesta quinta-feira, as buscas pelos 44 tripulantes do submarino "ARA San Juan", que desapareceu há duas semanas no Atlântico Sul, mas permanece a procura do casco do submergível.
"Mudança de fase (de resgate) para busca", declarou o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. Apesar de não ser possível afirmar que morreram, "não há evidência alguma do naufrágio nas áreas exploradas" e já transcorreu o "dobro do tempo" estimado para se encontrar alguém com vida.
Em entrevista coletiva, Balbi lamentou que "apesar da magnitude dos esforços realizados, não foi possível localizar o submarino".
Ao ser perguntado se os 44 tripulantes estão mortos, Balbi respondeu: "não posso ser categórico sobre qualquer afirmação".
O porta-voz acrescentou que a operação internacional de busca do submarino prosseguirá.
O último contato do submarino com a base em Mar del Plata ocorreu na manhã do dia 15 de novembro, quando navegava pelo Atlântico Sul, na altura do Golfo San Jorge, a 450 km da costa.
Em sua última mensagem, o "ARA San Juan" informou que havia superado uma avaria nas baterias - reportada horas antes - provocada pela entrada de água pelo snorkel.
Três horas após a comunicação, um ruído similar a uma explosão ocorreu na mesma zona onde estava o submarino.
O "ARA San Juan" havia zarpado no dia 11 de novembro, de Ushuaia (3.200 km ao sul de Buenos Aires) para regressar a Mar del Plata (400 km ao sul da capital).

RIO RECEBE A 57ª EDIÇÃO DA FEIRA DA PROVIDÊNCIA

 30/11/2017 - 16:21h - Atualizado em 30/11/2017 - 18:54h 
Evento reúne a diversidade cultural de 20 países e 10 estados

Mesmo mantendo a tradição que a trouxe a sua 57ª edição, a Feira da Providência traz elementos de inovação. Com espaço para a cultura digital, um dos principais eventos socioculturais da cidade receberá 100 mil pessoas até o próximo domingo (3/12), no Riocentro.

A feira – que tradicionalmente promove a diversidade cultural através do folclore, artesanato e gastronomia típica do Brasil e do mundo – traz influenciadores digitais, concurso de cosplayers e atrações virtuais e interativas.
 
A primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, destacou o caráter social da Feira da Providência.
 
– É uma grande oportunidade participar de mais uma edição da Feira da Providência. É um evento que une diversão, alegria e o que há de melhor em outros estados e países, com o objetivo de ajudar ao próximo – explicou a primeira-dama, que participou da abertura da feira, na quarta-feira.

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, foi o responsável pela abertura oficial da 57ª Feira da Providência.
 
– O evento garante mais da metade dos projetos do Banco da Providência – explicou o arcebispo.
 
Expositores
Durante os dias da feira, o Pavilhão 4 do Riocentro receberá cerca de 200 expositores, que levarão o público à uma viagem cultural com uma grande variedade de artesanato e produtos típicos de 20 países e 10 estados, além de artigos para casa e decoração, moda, beleza, saúde e bem-estar.
 
A programação completa do evento está no site www.feiradaprovidencia.org.br.

Moradores de Conde de Araruama recebem USF renovada e com atendimento odontológico

Moradores de Conde de Araruama recebem USF renovada e com atendimento odontológico
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e o secretário municipal de Saúde, Ricardo Tigre participaram, com os moradores de Conde de Araruama, da entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) que passou por reforma e agora vai oferecer atendimento médico e odontológico às 50 famílias residentes na localidade.
O setor odontológico, fechado desde 2014, teve renovação de aparelhos e volta a funcionar com capacidade para atender a todos os 186 cadastrados na localidade. E a USF propriamente dita, que ficou fechada de 16 de outubro até a data atual, recebeu reformas na estrutura, como piso novo e pintura, reparos nas redes elétrica, hidráulica e de esgoto. Mas nem mesmo nesse período os moradores, deixaram de ser atendidos, já que a agente comunitária de saúde, que vive na localidade, continuou com o atendimento.
O espaço reinaugurado conta com sala de triagem, onde é feita pesagem e também vacina; sala de curativos; consultório médico; consultório com banheiro para atendimento com a enfermeira; consultório odontológico; recepção; copa; banheiro externo para usuários. Apesar de vinculada a USF de Morro Alto, a de Conde conta com equipe multiprofissional, formada por médico da família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
Segundo a enfermeira e coordenadora das USF’s de Conde de Araruama e Morro Alto, Conceição de Maria Batista Araújo, a recuperação e renovação do espaço garante um local com maior qualidade para receber os usuários e também uma melhor qualidade de trabalho para os profissionais que lá atuam.
“Agradeço a presença dos moradores, que são a razão de todos estarmos aqui. Essa breve interrupção no atendimento proporcionou a possibilidade de oferecermos um atendimento muito melhor. E, após o abandono da saúde bucal nos últimos três anos, hoje temos um consultório com material que vai permitir tratar a todos de maneira digna e humana. E dizer que a determinação e sensibilidade da prefeita e, antes da prefeita, da assistente social, da mãe e amiga Fátima Pacheco, proporcionou que estejamos aqui num momento de pura alegria, entregando essa obra, com a qualidade que temos aqui”, esclareceu o secretário de Saúde, Luiz Ricardo Tigre Maia.
Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Marcelo Batista, é um orgulho, nesse momento em que se vê a crise nacional na saúde, poder entregar essa unidade totalmente recuperada e voltando a oferecer o atendimento odontológico.
A prefeita Fátima Pacheco falou de sua relação com a localidade, onde deu início a sua vida profissional em Quissamã e de como é acolhedor ser recebida pelos moradores. “Temos conquistas a comemorar, mas que não é trabalho de uma só pessoa, mas de uma equipe integrada e com apoio da Câmara. Aqui já trouxemos a iluminação pública, retomamos a Escolinha de Futebol, estamos vendo a reforma da USF e o retorno do dentista, que é tão necessário quanto tratar do coração ou da diabetes. E ainda temos as casas que estão prontas, mas que ainda precisam ser liberadas pelo IPHAN. E logo traremos atividades culturais que serão desenvolvidas aqui”, afirmou.

Além dos moradores, participaram ainda do evento o presidente da Câmara, Luciano Pessanha e os vereadores Luiz de Acil, Calico, Léo da Sis e o vereador de Macaé, Luiz Fernando Borba. Também estiveram presentes os secretários de Governo, Marcio Pessanha; de Fazenda, Simone Moreira; Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Mattoso, de Administração, Udette Ferriol; de Educação, Robisson Serra; os subsecretários de Assistência Social, Rosane Barros; de Educação, Ailson Belarmindo; os coordenadores de Esporte e Juventude, Cássio Reis; de Comunicação Social, Paulo David Nogueira da Silva; de Cultura e Lazer, Oscar; de Defesa Civil, Marcos Alves; de Estratégia de Saúde de Família, Suzana Pinheiro; de Saúde Bucal, Marcelo Nogueira; e o médico da USF, Sérgio Rodrigues.

Prefeitura de Quissamã realiza audiência pública da LOA 2018

  Prefeitura de Quissamã realiza audiência pública da LOA  2018
A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Fazenda, realizou na tarde de quarta-feira (29), a audiência pública para a apresentação da Lei Orçamentária Anual do ano de 2018 (LOA/2018). O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 186.800.000,00. A atividade aconteceu no auditório da sede administrativa e contou com a presença dos vereadores José Borba Pessanha, Luiz de Acil; membros da sociedade civil organizada; secretários, coordenadores e técnicos municipais.
Está previsto um repasse para o Legislativo Municipal para o exercício do próximo ano, o valor de R$ 7.900.000, 00 ficando para o município o valor de R$ 178,900.000,00 para a execução dos projetos da administração municipal. As duas principais secretarias municipais, Saúde e Educação, são as áreas que mais receberão recursos do orçamento, ultrapassando o percentual mínimo exigido pela Constituição Federal. O limite de gastos da Educação preconizada na Constituição é de 25% e a previsão no orçamento municipal será de 33,74%; já da Saúde, seria de 15% e o município tem previsão de investir 21,77%. No orçamento, a Saúde representa 28,17% e a Educação 23,25%, representando 51,42% do orçamento total.
A reunião foi presidida pela secretária de Fazenda, Simone Moreira, que mostrou uma visão geral das receitas e despesas no orçamento para 2018, iniciando sua fala explicando que a Lei Orçamentária para 2018 demonstra uma expectativa de melhora na situação financeira do município, mas que ainda não há possibilidade de atendimento de todas as demandas solicitadas por diversos segmentos da sociedade. Logo depois, os representantes das secretarias e coordenadorias apresentaram os Programas para 2018.
A secretaria de Saúde começou sua apresentação de despesas através dos Programas: de atenção à Saúde da Família; Vigilância em Saúde; Distribuição de medicamentos e materiais médicos hospitalares; e Gestão do SUS – Sistema Único de Saúde.
Na sequência, a Coordendoria Especial de Transportes, apresentou os Programas de Renovação e Manutenção da frota de veículos municipal e o de Gestão Administrativa. A Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, sobre Gestão Administrativa, o Viva Melhor; e o da Promoção do Esporte e Juventude; já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, apresentou os Programas de Gestão Administrativa, da Casa do Empreendedor; do Desenvolvimento Econômico; de Trabalho e Renda; de Fomento ao Turismo; do Desenvolvimento Turístico; e do Microempreendedor individual.
A secretaria de Educação, apresentou os Programas para a Educação Inclusiva; Educação Infantil, da Creche e Pré-Escola; do Ensino Fundamental, Médio, Profissioanal e Superior. A apresentação dos Programas da secretaria de Assistência Social foram direcionados para a Gestão Administrativa (SEMAS – Secretaria de Assistência Social e do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS); dos Programas de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial de Média Complexidade; de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – PSEAC; da Gestão SUAS; da Gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único; do Programa de Transferência de Renda; do Criança Feliz; do ACESSUAS trabalho; do Fundo Municipal de Habitação e de Interesse Social - FHIS e de Manutenção da Unidade; da Habitação Popular; e por último, do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes – FMDCA.
A secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo apresentou os Programas de Gestão Administrativa; de Iluminação Pública; de Drenagem e Canalização de Águas Pluviais; do Sistema Viário Municipal; da Coordenação e execução do planejamento; do Mobiliário Urbano; da Água para Todos; de Saneamento básico; dos Centros Esportivos; da Amortização da dívida fundada; da infraestrutura urbana; da eficiência energética e energia renováveis; das parcerias público-privado; e do monitoramento e controle e qualidade da água.
A Coordenadoria Especial de Cultura e Lazer direcionou seus Programas para a Gestão do Patrimônio; para o Histórico Cultural; do Raízes Nossas; dos Espaços Culturais; do Fomento ao Lazer; e da Gestão Administrativa. A de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, para os Programas de Infraestrutura do setor; do Agropecuário; da Gestão Ambiental - FMCA; da Gestão Administrativa; do Fomento e incentivo a produção agrícola; e do Incentivo a produção animal. Por último, a Coordenadoria Especial de Segurança Pública apresentou os Programas para Gestão Administrativa; da Cidade Segura; e do Programa do Sistema viário municipal.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, ressaltou a importância da particpação da sociedade civil organizada nos Programas dos órgãos públicos municipais e no orçamento previsto para 2018.
"O orçamento de 2018 tem pouco diferença do orçamento executado no ano de 2017, que tem previsão de 180 milhões para 186 milhões do orçamento de 2018. Até 2015, tínhamos um orçamento confortável, no patamar dos melhores do Estado do Rio de Janeiro, mas que em 2016 despencou cerca de 80 milhões, por conta da queda da arrecadação dos royalties do petróleo. Temos um orçamento previsto para 186 milhões, porém temos um custeio de 250 milhões. ", destacou .
A prefeita destacou a importância das emendas parlamentares, atraves de articulações realizadas em Brasília.

"Temos ido à Brasília e conseguido orçamento para anunciar novas obras, graças às emendas parlamentares e é com essas parcerias que vamos conseguir avançar, otimizando dinheiro para investir em diversos lugares do nosso município. É dessa maneira que faremos política pública de qualidade. Vamos otimizar a receita para o município de Quissamã poder caminhar junto com nossa população", finalizou a Prefeita Fátima.

Mostra Interativa de Arte do Imero chega à oitava edição

Allexandre Costa
Turma de formandos do Imero criou o Parque Sensorial que vai permanecer como legado permanente da unidade de ensino
Allexandre Costa
Alunos entraram no clima da Mostra Interativa de Arte ao apresentar diferentes temas como o estigma
Allexandre Costa
Com uma performance, alunos do Imero mostraram em uma das salas da Mostra Interativa qual é a diferença entre igualdade e equidade
Allexandre Costa
Ex-aluna do Curso de Formação de Professores do Imero, Camila levou seus alunos para visitar a Mostra Interativa
Evento tradicional na Rede Municipal de Ensino, a Mostra Interativa de Arte do Imero chegou à sua oitava edição. Desde terça-feira, 28, quando foi aberta para convidados, a exposição que se encerra nesta sexta, 1º de dezembro, vem proporcionando a reflexão de estudantes e demais visitantes por meio de suas salas temáticas. Com o tema “Artealizar novos caminhos”, o evento reúne trabalhos inéditos dos alunos do Curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero). 

“Consideramos a Arte como linguagem privilegiada para estimular o desenvolvimento de diversas inteligências e sua conectividade com todas as áreas do saber”, explicou Cláudia Veras, professora do Imero, curadora da mostra e coordenadora pedagógica de Música da Casa da Educação. Segundo ela, essa exposição interativa revela como a Arte pode cooperar para uma prática educativa humanista, reflexiva e atenta às novas tecnologias. 

Um exemplo da importância da Arte na Educação pode ser facilmente percebido no Parque Sensorial, espaço criado pela turma de formandos 3002 para a mostra interativa. “Queríamos fazer algo simples, utilizando sucatas, que ficasse como um legado permanente no Imero. Aqui os alunos de Educação Infantil podem usar instrumentos feitos com panelas, cabos de vassouras cortados, latas de tinta, entre outros materiais reciclados. Também pensamos nos deficientes, seguindo os padrões de acessibilidade”, contou Maria Helena Ricciardi, de 18 anos, que está concluindo o Curso de Formação de Professores. 

Ex-aluna do Imero, Camila Christie Peixoto hoje é professora da Creche Municipal Valdira Flausino Rodrigues e acompanhou seus alunos na visita ao Parque Sensorial. “Participei da primeira Mostra de Artes e fiquei emocionada ao voltar aqui e ver tantos trabalhos interessantes. Meus alunos são muito inteligentes, curiosos, se interessam por tudo que tem som e movimento. Eles estão aprendendo e se divertindo muito nesse espaço interativo”, garantiu Camila. 

A diretora da Creche Valdira Flausino Rodrigues, Santuza Dias Borba, também aprovou o Parque Sensorial. “Estamos fazendo oficinas do som com nossos alunos e, nesse espaço do Imero, eles puderam complementar o aprendizado. Gostei muito dos instrumentos feitos com materiais reciclados, especialmente da bateria, e devemos levar algumas dessas ideias para a nossa unidade de ensino”, afirmou Santuza. 

Além do Parque Sensorial, que será permanente, a Mostra Interativa de Arte do Imero contou com mais três espaços: Estigma (turma 1001), Kairós – Através do tempo (turma 2001) e Statera (turma 3001). No primeiro espaço é reproduzido um típico show de horrores, exibição que ocorria com frequência em circos, como forma de convidar o público a pensar sobre suas visões de mundo. Já a sala seguinte propicia a reflexão sobre as influências, sensações e utilidades do tempo. Encerrando a exposição, o visitante é levado a buscar a “statera” (equilíbrio em latim) ao ser confrontado, por meio de uma performance e um vídeo, com o tema equidade.

Seminário leva público à reflexão sobre HIV/Aids na Cidade Universitária

2017-11-30 15:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de pessoas no auditório da Cidade Universitária
Foto: Divulgação
Evento proporcionou aos participantes conhecerem os acessos dos pacientes que funcionam no Programa
O primeiro Seminário Refletindo sobre HIV/Aids, realizado na quinta-feira (30), na Cidade Universitária, mostrou mais do que estatísticas. Além de apresentar a mudança no perfil epidemiológico do Brasil, o evento proporcionou aos participantes conhecerem os acessos dos pacientes aos serviços que funcionam no Programa IST/Aids, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Macaé.
Eles ficaram sabendo que o serviço não é somente para HIV/Aids, mas é estendido para HPV, Hepatite e Sífilis, com acesso a todos os cidadãos também para tirar suas dúvidas. A equipe do programa é multidisciplinar com profissionais para a assistência aos pacientes em todos os âmbitos e níveis de atenção.

Aline Gomes Freitas, 23 anos, disse que tem um parente com Aids. "Vim ao seminário saber como conviver com a doença e o que temos para oferecer ao meu parente para que ele tenha uma vida com dignidade. Estou aprendendo os caminhos a seguir", destacou.

Rogério Alves dos Santos, 46 anos, disse que é soropositivo e não tem medo de viver com a infecção. "Levo uma vida o mais normal que posso. Faço tratamento e leio muito também sobre os meus direitos. Este seminário é um caminho muito importante para pessoas como eu. A sociedade precisa conhecer tudo o que envolve o HIV/Aids. Por isto é fundamental esta reflexão conjunta", avaliou.

Esta sexta-feira, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O seminário teve entrada franca e foi organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – campus Macaé), através dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição, em parceria com o Programa IST/Aids da prefeitura. No final, todos concordaram que a prevenção é o melhor a se fazer.

Prefeitura anuncia municipalização do Licenciamento Ambiental


 A prefeitura de Presidente Kennedy vai anunciar na próxima segunda-feira (4), a municipalização do Licenciamento Ambiental. Além disso, no mesmo dia, tomará posse o novo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). O evento acontece às 11h00, no Seme III, na rua Átila Vivácqua, Centro, em frente à Igreja Católica.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Maycon Valpasso Almeida, as duas ações representam avanços nas políticas públicas ambientais. "São dois passos importantes para estruturar o nosso desenvolvimento econômico sustentável, pois a municipalização do licenciamento ambiental será uma importante ferramenta de controle e fiscalização, além de ajudar a desburocratizar os processos. Estamos estruturados para essa situação. Em relação ao Conselho, trata-se de ampliar a voz da população nas ações do município, fazendo uma gestão ainda mais democrática e participativa", comentou Maycon.
O Conselho seguirá as normas estabelecidas em lei, com paridade de participação entre sociedade civil e poder público, com poder deliberativo.
A prefeita Amanda Quinta Rangel ressalta que a municipalização do Licenciamento Ambiental será vantajoso para o município. "Isso trará maior participação da comunidade local no processo de gestão ambiental; vai evitar sobreposição de competências; otimiza o uso dos recursos públicos; aumenta eficácia do Controle e Monitoramento Ambiental; e simplifica e agiliza o processo de Licenciamento Ambiental", comentou.
A solenidade será aberta ao público e deve contar com a participação de lideranças regionais e estaduais.

Nupem faz parceria com universidade norueguesa para intercâmbio estudantil

2017-11-30 11:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas em pé umas ao lado da outra
Foto: Divulgação
A ideia inclui preparar, no futuro, um programa de mestrado em conjunto
O Núcleo de Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, fez parceria com a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, para a criação de um programa de intercâmbio destinado a estudantes de ambos os países. O acordo de cooperação científica e estudantil, estabelecido pelos pesquisadores das duas universidades, tem a proposta de avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnológica.
A ideia também é oferecer, no futuro, um programa de mestrado em conjunto, segundo a coordenadora do projeto na Noruega, Daniela Pampanin, professora associada do Instituto de Matemática e Ciências Naturais e Pesquisadora Sênior do Instituto Internacional de Pesquisa de Stavanger. A notícia foi passada pelo diretor do Nupem, professor Rodrigo Nunes da Fonseca, que faz parte do grupo de pesquisadores visitantes da Universidade de Stavanger.

- Esta parceria vem num momento importante de internacionalização da ciência brasileira, conforme destacado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em seu recente Programa Institucional de Internacionalização -, disse o diretor do Nupem.

A parceria também significa a integração acadêmica entre o Brasil e a Noruega - país que lidera o ranking em qualidade de vida e ensino gratuito para estrangeiros - e beneficia toda a comunidade científica participante com troca de experiência e saberes em prol do desenvolvimento científico. O acordo foi possível porque a universidade norueguesa já tem o projeto “Nor-Bra2020: Construindo as Futuras Gerações Através do Uso Sustentável do Meio Ambiente)".

Os pesquisadores do Nupem participaram na Noruega de um workshop. Segundo eles, o projeto Nor-Bra 2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação, que também apoia projetos em outros países como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O Nupem está localizado no bairro São José do Barreto, em Macaé.

eminário discute "Direito Homoafetivo: novas famílias, gênero e sexualidade"

2017-11-30 11:39:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
mulheres sentadas dentro de uma sala e uma mulher a frente delas
Foto: João Barreto
Seminário foi realizado pelo Centro de Atendimento à Mulher
Foi promovido na tarde de quarta-feira (29), o seminário sobre "Direito Homoafetivo: novas famílias, gênero e sexualidade", como parte das ações do movimento "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", realizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a ideia do encontro é o aperfeiçoamento da equipe técnica, visando a melhoria do atendimento das mulheres que procuram o serviço. "Quando se fala da Lei Maria da Penha, não se fala de sexo e sim de gênero. Por isso o nosso atendimento é da pessoa que se identifica como mulher e este é um momento de se apropriar dessa nova especificidade, que não tem nada de novo, mas que precisamos buscar o entendimento para uma abordagem mais adequada", frisou.

A palestrante Gabriele Ferreira, coordenadora do Centro de Referência e da Promoção e Cidadania LGBT-Leste, parabenizou a iniciativa da prefeitura por colocar a temática de gênero na programação dos "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres".

- Temos que continuar com o trabalho de prevenção e promoção, com capacitações e parcerias com movimentos sociais, informando a população sobre esses novos sujeitos. É um trabalho de formiguinha, chamar as pessoas ao debate e tornar visível essas diferenças. A partir do momento que a diferença se transforma em desigualdade, é preciso pensar ações de equidade, que garantam o direito dessa população -, pontuou.

Gabriele acrescenta que as pessoas confundem identidade de gênero e orientação sexual. "A Jane pontua muito bem quando fala da Lei Maria de Penha, quando não seria só para mulheres heterossexuais, mas também para as transexuais e lésbicas. Existem pessoas que, por conta de sua orientação ou identidade, não conseguem acessar os serviços para manter sua vida e sua dignidade", disse.

Consultório

A cuidadora do Consultório LGBT, da Secretaria de Saúde de Macaé, Ana Beatriz Barcelos, falou do trabalho desenvolvido no município, que visa o combate à discriminação e à violência contra o LGBT.

O serviço conta com atendimento médico, fonoaudiologia e terapêutico, parceria do Hospital Universitário Pedro Ernesto, para terapia hormonal e possíveis cirurgias, além do Ceam. Atualmente, o Consultório LGBT tem 167 pessoas cadastradas.

Segundo Beatriz, a implantação do serviço foi uma solicitação da última Conferência Municipal de Saúde. "Hoje, percebemos que muitas destas pessoas não procuravam a rede de saúde, e agora, elas são encaminhadas e até acompanhadas pela equipe quando necessário", contou.

O Consultório LGBT funciona na Casa de Convivência, localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2762-0413 ou comparecer pessoalmente de segunda a sexta-feira de 7h às 19h.

Remanejamento para troca de escola começa na segunda

2017-11-30 11:47:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma mãe com um carrinho de bebê passando pela faixa de pedestre em frente a uma escola pública
Foto: João Barreto
Oportunidade é voltada para alunos já matriculados nas escolas municipais
Pais e responsáveis dos estudantes da rede municipal que desejam transferência de escola devem solicitar o remanejamento entre segunda e sexta-feira da próxima semana (dias 04 a 08 de dezembro). A oportunidade é voltada para alunos já matriculados nas escolas municipais e que, por algum motivo, necessitam realizar troca entre as unidades escolares para o próximo ano letivo.
Para solicitar o remanejamento, o responsável deve comparecer na própria escola em que os alunos estudam. Na unidade, será entregue um formulário específico em que o responsável deve indicar a unidade escolar desejada e apresentar a justificativa da solicitação do remanejamento.

O formulário preenchido será encaminhado pela escola municipal para a Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica para análise da solicitação e possível atendimento, de acordo com a disponibilidade de vagas nas unidades escolares.

Para atendimento dos alunos, o critério da Secretaria de Educação será prioritariamente, a proximidade da residência. Caso não haja vaga na unidade escolar solicitada, o aluno permanecerá na escola de origem.

O resultado do remanejamento será divulgado na escola de origem do aluno a partir do dia 10 de janeiro. A matrícula será entre os dias 15 a 19 de janeiro na escola municipal de destino. Para efetivação da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos; original e cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial que a substitua, foto 3x4, original e cópia da carteira de identidade, para aluno maior de idade, original de protocolo de transferência para continuidade de estudos em 2018.

Também devem ser fornecidos comprovante de residência (recibo de conta de luz, água ou outra correspondência), cartão do programa Bolsa Família, se for beneficiário, cartão do SUS e laudo clínico, em se tratando de aluno que necessite de atendimento educacional especializado. O município atende à determinação legal, cuja previsão é que todas as crianças com quatro anos de idade devem estar matriculadas nas escolas.

Cabo Frio recebe empresários de turismo do Espírito Santo 

Por em 29/11/2017
Um grupo de empresários capixabas está em Cabo Frio para conhecer de perto o Polo Gastronômico, Cultural e Histórico da Passagem, outros points gastronômicos da cidade, e trocar experiências em torno da realização do Festival Sabores de Cabo Frio. A missão empreendedora também veio em busca da legislação que o município está adotando para ordenar o setor, principalmente as casas de aluguel de temporada e os ônibus de turismo,  e ainda os caminhos para a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

SAIBA MAIS

A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, recebeu o grupo na tarde desta terça-feira (28), na sede da secretaria de Turismo, localizada no Terminal de Transatlânticos. A reunião contou com a participação da coordenadora regional do Sebrae,  Ana Cláudia Melo Vieira. Fabíola frisou que tem conseguido resgatar a credibilidade da cidade como destino turístico, apesar da grave crise financeira que o município atravessa,  graças ao apoio do prefeito Marquinho Mendes e a parceria do trade turístico.

A secretária lembrou que, em dez meses de governo, conseguiu recolocar Cabo Frio na rota dos transatlânticos e que, já neste verão, a cidade vai receber 11 escalas, sendo uma internacional. O objetivo de Fabíola é triplicar esse número na temporada 2019. A secretária lembrou, entretanto, que o trabalho começou com o ordenamento da cidade e dos serviços, entre eles, o dos Táxis Marítimos que fazem a travessia para a Ilha do Japonês. A Secretaria tem priorizado a capacitação de quem atua no setor. 

O diálogo com os empresários do trade, de acordo com secretária de Turismo, tem sido fundamental para o trabalho de retomada do turismo da cidade, por isso ela tem atuado, pessoalmente, na reformulação e reativação do Conselho Municipal de Turismo. O objetivo de Fabiola Bleicker é ampliar ainda mais a participação da sociedade nas decisões da pasta que comanda e do ConTur, unindo ainda mais o trade e fortalecendo o setor. 

“O Conselho vai eleger as prioridades, traçar as diretrizes e planejar as ações em conjunto. Essa união é que vai mudar a situação do turismo de Cabo Frio” comento Fabíola. 

A secretária lembrou que união é a palavra chave que está permitindo à cidade vencer as adversidades e retomar o lugar de destaque no mapa do turismo nacional. A união também permitiu a criação do Polo Gastronômico da Passagem, uma experiência capitaneada pelo Sebrae e que está incentivando os empresários dos points gastronômicos do Boulevard Canal e Praia do Forte a se unirem, também, em torno de um projeto comum. Os números do Sebrae mostram que os 37 polos gastronômicos do Estado do Rio têm obtido resultados surpreendentes:  o movimento aumentou entre 10 a 15% e o número de empresas participantes dos polos que fecharam as portas devido à crise foi reduzido a, praticamente, zero. 

Os empresários do Espírito Santo conheceram a Rua dos Biquínis e estiveram também no Polo Gastronômico da Passagem. Nesta quarta-feira (29) eles almoçaram no Boulevard Canal. “Essa missão mostra que o turismo de Cabo Frio volta a ser referência nacional, não apenas como destino de belezas exuberantes, capaz de atrair milhares de pessoas durante a temporada de verão mas, principalmente, como exemplo de planejamento, organização e profissionalismo, concluiu a secretária”.