quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Prefeitura promove evento do Dia Mundial de Luta contra Aids

2017-11-28 16:35:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de teste de HIV sendo realizado
Foto: Guga Malheiros/Arquivo Secom
Será oferecido teste rápido para HIV
A prefeitura, por meio do Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria de Saúde, realizará ações nesta quinta-feira (30), na Cidade Universitária e nesta sexta-feira (1º de dezembro), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Serão realizadas palestras, distribuição de folderes explicativos sobre a doença e teste rápido para detectar o HIV.
O coordenador do programa, Rodrigo Azevedo Bezerra, explica que o objetivo principal é conscientizar as pessoas a fazer o teste do HIV. "Queremos fazer o exame no maior número de pessoas possível, pois quem sabe que tem a doença inicia o tratamento e evita passar o vírus", ressaltou.

Rodrigo afirmou que a programação terá início nesta quinta-feira (30), quando será realizado o primeiro Seminário Refletindo sobre HIV/Aids, de 8h às 12h, no Auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. O evento contará com a participação de toda a equipe do programa IST/Aids e profissionais do curso de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com ele, o programa possui 1.352 pessoas cadastradas. Destas, 1.250 fazem o tratamento com os medicamentos fornecidos pelo Governo Federal.

Já no dia 1º de dezembro, de 9h às 16h, serão realizados testes rápidos para HIV por livre demanda, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, na sala 33.

Rodrigo lembra que quem quiser mais informações sobre o assunto, poderá procurar o Programa DST/Aids de Macaé, que funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

No local é oferecido atendimento integral às pessoas com HIV/Aids, por meio do serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST's/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites virais. É utilizada a metodologia de Teste Rápido Diagnóstico (TRD) e o resultado dos exames fica pronto em 30 minutos.

Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE oferece consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais. O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes com IST's/HIV/Aids.

Praça Veríssimo de Melo

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, por meio da sua coordenadoria de Acesso de Gênero, realiza na sexta-feira (1º), de 9h às 17h, na Praça Veríssimo de Melo, entrega de folhetos explicativos, preservativos e palestras.

De acordo com informações da coordenadora Márcia Lima, a palestra será para os alunos do Colégio Estadual Luiz Reid, para informar principalmente sobre a importância do uso do preservativo não só na prevenção do HIV, mas também na contaminação por outras doenças sexualmente transmissíveis.

- Muitos jovens não ligam para o uso do preservativo e na palestra que vou ministrar, falarei também dos índices da doença no Brasil e no município. O evento é aberto ao público, informou

Nenhum comentário:

Postar um comentário