quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Roda de Conversa encerra atividades do Novembro Azul no município

Roda de Conversa encerra atividades do Novembro Azul no município
Dando continuidade às atividades da Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção de câncer de próstata e saúde do homem, foi realizada na tarde desta terça-feira (28), uma Roda de Conversa, no Cinema do Centro Cultural Sobradinho. Ao final do encontro, houve o depoimento do Sr. Antônio Andrade da Silva, de 51 anos, que se recuperou do câncer de próstata, diagnosticado há dois anos. Após as palestras, aconteceu um aulão de ginástica popular, às 18h, na praça Brigadeiro José Caetano, no Centro do município, com a professora Taís Pessanha.
Na programação, palestras através dos temas: "Cuidado integral à saúde do homem", com a enfermeira Sheila Maria dos Santos Batista; "Planejamento familiar – Vasectomia", com a assistente social, Isabel Aparecida Alves; "Prevenção e controle de Diabetes Mellitus", com Dr. Thalles Michael Santos Mont'Alto; "Prevenção do câncer bucal", com Dr. Marcelo Nogueira; "Prevenção, detecção precoce e controle de câncer de próstata", com Dr. Bruno Ribeiro".
O secretário de Saúde, Dr. Ricardo Tigre, ressaltou o seu orgulho e honra em fazer a abertura dessa Roda de Conversa, num momento ímpar para compartilhar vários tipos de sentimentos, por conta das vivências em relação ao câncer de próstata e os caminhos para se ter uma vida melhor.
"É preciso que o homem assuma o seu auto cuidado, uma mudança de estilo de vida com hábitos saudáveis. Normalmente a identificação das doenças em homens possuem diagnósticos mais tardios, por isso decidimos ampliar a roda de conversa e o novembro azul, com um conceito integral do homem, abordando outras questões mais relevantes de sua saúde para que tenham uma vida mais saudável", destacou o secretário.
A enfermeira Sheila Maria dos Santos Batista, falou sobre o "Cuidado integral à saúde do homem", destacando a Política Nacional de Atenção integral à saúde do homem, através de cinco eixos temáticos: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; e prevenção de violência e acidentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2016, a expectativa de vida das mulheres é de 78,6 enquanto que a dos homens é de 71,3.
A segunda palestrante da tarde, a assistente social, Isabel Aparecida Alves, explicou como é realizado o Programa Municipal de Saúde do Adulto, através do tema "Planejamento familiar – Vasectomia", onde 26 homens são cadastrados, atendidos pelo Urologista, Pedro Ribeiro Gomes, todas às quartas-feiras no Centro de Saúde. Os interessados em passar pela vasectomia, que é um processo externo com duração de 20 minutos, devem ter idade mínima de 25 anos de idade e ter 2 filhos vivos. Antes do procedimento, os usuários recebem atendimento pela equipe do Programa, formada por uma enfermeira, assistente social e psicóloga.
Como o mês de novembro também recebeu destaque pelo dia mundial do diabetes – dia 14, o médico da Família da USF de Caxias, Dr. Thalles Michael Santos Mont'Alto, ministrou a palestra sobre "Prevenção e controle de Diabetes Mellitus", informando logo no início que no Brasil existem mais de 13 milhões de diabéticos. O médico explicou o que é o diabetes; os tipos de diabetes; os fatores de risco da doença; sobre o tratamento (através de medicamentos, exercícios físicos e boa alimentação); sinais e sintomas da doença; as complicações e a prevenção.
Já o dentista, Marcelo Nogueira, falou sobre a "Prevenção do câncer bucal", que ocupa o 3º lugar no mundo, destacando a necessidade de se despertar a Saúde do escolar, na prevenção da doença, a médio e longo prazo. E para finalizar o ciclo de palestras, Dr. Bruno Ribeiro, esclareceu várias informações sobre a "Prevenção, detecção precoce e controle de câncer de próstata", através de reflexões sobre a saúde do homem, qualidade de vida, hábitos saudáveis; o que é a próstata e os sintomas do câncer de próstata. "É fundamental ficar atento aos fatores de riscos, não só do câncer de próstata, mas de todas as doenças, sobre o estilo de vida, para que os homens tenham uma vida mais longa e sadia", salientou Dr. Bruno.

Estiveram presentes no evento, o vereador José Borba Pessanha; a secretária e subsecretária de Assistente Social, Tânia Magalhães e Rosane Barreto, respectivamente; o Coordenador Especial de Esporte e Juventude, Cássio Reis; a Coordenadora de Ações Programáticas, Natália Villaça; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Araquém Avênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário