domingo, 26 de novembro de 2017

Macaé participa de Torneio Juvenil de Robótica no Maranhão

2017-11-24 17:17:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de estudantes com as bandeiras de Macaé e do estado do Rio
Foto: Divulgação
Escola Natálio Antunes e Colégio do Sana estão na competição

Macaé está sendo representado na etapa final nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TRJ) pelas equipes da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes e do Colégio Municipal do Sana. A programação segue até sábado (25), em São Luis, no Maranhão. Participam do evento 150 equipes do país, que venceram as etapas estaduais do campeonato. Os vencedores seguirão para um concurso internacional que vai ocorrer em 2018.


Com o tema “Difundir desafios sempre”, a fase nacional é considerada o segundo maior evento gratuito de robótica da América do Sul, com a integração de mais de mil equipes participantes.

A ida das equipes acontece em virtude das equipes terem se destacado na modalidade “Resgate Plano”. A “Serratec” (Natálio Salvador Antunes) ganhou a primeira e terceira colocação. Já os representantes da “Sanandroid” conquistaram a segunda classificação. Entre as modalidades estão as disputas de cabo de guerra, viagem ao centro da terra, sumô, resgate no plano, resgate de alto risco, dança e registro multimidiático.

Durante a competição, cada equipe vai apresentar um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema, além de planejar, projetar e construir robôs com peças variadas. Esse mesmo protótipo terá de cumprir missões na mesa da competição. Os grupos precisarão saber trabalhar em equipe. O evento marcará a final nacional de competições de protótipos e é organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão do Iema (Propex).

Os diretores das escolas Natálio Salvador (Liomar Gonçalves) e Sana (Sol Grey Tavares), pontuam que a ida ao Maranhão é fruto de muita luta. “Estamos agradecidos pela ajuda da comunidade e comprometimento dos alunos e profissionais. Conseguimos recursos graças às rifas e 'vakinhas on line'. Este projeto também é desenvolvido com muita dedicação. A expectativa é novamente fazer bonito no torneio”, observam.

Já a idealizadora do programa #inovareaprender e design educacional, Luemy Ávilla, agradeceu aos participantes. "Sou grata por todas as equipes, universitários e profissionais que atuam no programa por fomentar novas formas de tecnologia. O programa contribui na transformação do processo educacional. Todos aprendem juntos em parceria”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário