quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cabo Frio recebe empresários de turismo do Espírito Santo 

Por em 29/11/2017
Um grupo de empresários capixabas está em Cabo Frio para conhecer de perto o Polo Gastronômico, Cultural e Histórico da Passagem, outros points gastronômicos da cidade, e trocar experiências em torno da realização do Festival Sabores de Cabo Frio. A missão empreendedora também veio em busca da legislação que o município está adotando para ordenar o setor, principalmente as casas de aluguel de temporada e os ônibus de turismo,  e ainda os caminhos para a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

SAIBA MAIS

A secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, recebeu o grupo na tarde desta terça-feira (28), na sede da secretaria de Turismo, localizada no Terminal de Transatlânticos. A reunião contou com a participação da coordenadora regional do Sebrae,  Ana Cláudia Melo Vieira. Fabíola frisou que tem conseguido resgatar a credibilidade da cidade como destino turístico, apesar da grave crise financeira que o município atravessa,  graças ao apoio do prefeito Marquinho Mendes e a parceria do trade turístico.

A secretária lembrou que, em dez meses de governo, conseguiu recolocar Cabo Frio na rota dos transatlânticos e que, já neste verão, a cidade vai receber 11 escalas, sendo uma internacional. O objetivo de Fabíola é triplicar esse número na temporada 2019. A secretária lembrou, entretanto, que o trabalho começou com o ordenamento da cidade e dos serviços, entre eles, o dos Táxis Marítimos que fazem a travessia para a Ilha do Japonês. A Secretaria tem priorizado a capacitação de quem atua no setor. 

O diálogo com os empresários do trade, de acordo com secretária de Turismo, tem sido fundamental para o trabalho de retomada do turismo da cidade, por isso ela tem atuado, pessoalmente, na reformulação e reativação do Conselho Municipal de Turismo. O objetivo de Fabiola Bleicker é ampliar ainda mais a participação da sociedade nas decisões da pasta que comanda e do ConTur, unindo ainda mais o trade e fortalecendo o setor. 

“O Conselho vai eleger as prioridades, traçar as diretrizes e planejar as ações em conjunto. Essa união é que vai mudar a situação do turismo de Cabo Frio” comento Fabíola. 

A secretária lembrou que união é a palavra chave que está permitindo à cidade vencer as adversidades e retomar o lugar de destaque no mapa do turismo nacional. A união também permitiu a criação do Polo Gastronômico da Passagem, uma experiência capitaneada pelo Sebrae e que está incentivando os empresários dos points gastronômicos do Boulevard Canal e Praia do Forte a se unirem, também, em torno de um projeto comum. Os números do Sebrae mostram que os 37 polos gastronômicos do Estado do Rio têm obtido resultados surpreendentes:  o movimento aumentou entre 10 a 15% e o número de empresas participantes dos polos que fecharam as portas devido à crise foi reduzido a, praticamente, zero. 

Os empresários do Espírito Santo conheceram a Rua dos Biquínis e estiveram também no Polo Gastronômico da Passagem. Nesta quarta-feira (29) eles almoçaram no Boulevard Canal. “Essa missão mostra que o turismo de Cabo Frio volta a ser referência nacional, não apenas como destino de belezas exuberantes, capaz de atrair milhares de pessoas durante a temporada de verão mas, principalmente, como exemplo de planejamento, organização e profissionalismo, concluiu a secretária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário