segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Prefeitura disponibiliza resgate a embarcações em alto mar

2017-11-27 13:58:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de barco no mar
Foto: Maurício Porão
Embarcação está ancorada no cais do Mercado de Peixes
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura, está com serviço de embarcação para resgate de barcos de pesca, de médio a grande porte, em pane ou com avarias, em alto-mar. A embarcação reboque possui 13 metros de comprimento e 10 lugares. Está ancorada no cais do Mercado de Peixes e o serviço será prestado a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias do ano.
Segundo o secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura, Sérgio dos Santos, com a escassez de peixes em águas próximas, os pescadores tiveram de se aventurar a áreas marítimas mais distantes da costa. Com isso, os riscos de pane e necessidade de socorro aumentaram significativamente.

Em 2015 foram realizados 143 reboques. Em 2016, de janeiro a abril, foram 37 reboques. Panes elétricas e mecânicas são as principais causas para acionamento do serviço.

Para solicitar o serviço de reboque o pescador aciona a estação de Rádio Costeira, que funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, sábados e domingos, na praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé. O rádio-operador Fábio Santos informou que os pescadores, quando em área marítima distante da costa, contatam familiares, fazem chamadas quando precisam de reboque e procuram saber sobre o clima (ventos, ressacas, chuvas...). "Recebemos uma média de 20 chamadas por dia. A permanência deles em alto-mar depende do tipo de pescaria. Alguns vão e voltam no mesmo dia, outros ficam no mar de dois a três dias. Mas há os pescadores que permanecem navegando e pescando durante um ou dois meses", pontua.

Semana do Pescador

O prefeito Dr. Aluizio sancionou a Lei 4.418/2017, no dia nove de novembro, instituindo a Semana Municipal do Pescador Artesanal e do Pescado, a acontecer durante a semana do dia 29 de junho: Dia Nacional do Pescador.

Entre outros objetivos da Semana Municipal do Pescador Artesanal e do Pescado estão o oferecimento de condições para aprimoramento das técnicas da pesca; conscientização sobre preservação de espécies, conforme época, métodos e legislações, valorização do pescador, conscientizando-o sobre a importância de sua atividade, como fonte de alimentação saudável e desenvolvimento econômico para o município e outras finalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário