quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Realizado o I Fórum Regional de Gestores da Educação

2017-11-28 16:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no auditório da Cidade Universitária
Foto: Rui Porto Filho
Representantes da Educação de diversos municípios participaram do evento realizado na Cidade Universitária
Representantes da Educação de Macaé, Bom Jardim, Armação de Búzios, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Guapimirim, Maricá, Niterói, Quissamã, Rio das Ostras e São José de Ubá compartilharam experiências exitosas em seus municípios durante o I Fórum Regional de Gestores da Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé, nesta terça-feira (28), no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O encontro promoveu o debate das práticas educacionais de cada cidade visando transformar a Educação do Estado através da união dos conhecimentos.
A coordenadora, educadora voluntária do Fórum, Marilena Garcia, explicou que, no final do encontro, será elaborada uma carta-compromisso com as principais questões debatidas e aprovadas pelos 12 municípios presentes, já com vistas ao segundo Fórum que será realizado em abril de 2018 nos municípios de Niterói e Quissamã. Marilena compôs a mesa de abertura junto com as educadoras Tânia Aguiar (Ouvidora da Educação), Gelda Rodrigues (Coordenadora de Programas e Projetos) e Leila Clemente (Secretária Adjunta de Educação Básica).

Os municípios apresentaram projetos bem sucedidos em suas cidades. O secretário de Educação de Macaé, professor Guto Garcia, falou sobre “Gestão Democrática da Rede de Ensino”.

- A proposta deste encontro é possibilitar aos participantes o conhecimento das diversas realidades e iniciativas pedagógicas, administrativas e financeiras, bem sucedidas, realizadas no âmbito das cidades. A ideia também é propiciar aos gestores da Educação Básica dos municípios a troca de conhecimento e experiências que desafiam e transformam a qualidade da educação, visando a realização de ações unificadas, conforme proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) -, destacou o secretário.

Ele mostrou dados estatísticos e ações executadas para garantir uma educação de qualidade aos 40.585 alunos da rede municipal de Macaé, 6.679 profissionais, transporte escolar para quase 20 mil alunos e outros projetos. Guto também destacou que o município tem o Colégio de Aplicação (CAp), o Pré-Vestibular Social, o Centro Municipal de Idiomas (CMI), o Centro de Formação Professora Carolina Aguiar, o Cemeaes para alunos que dependem de atendimento especializado, e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que oferece, gratuitamente, quatro cursos de graduação: Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática.

O Fórum aconteceu durante todo o dia. Além de Macaé, com “Gestão Democrática da Rede de Ensino”, Maricá mostrou a “Educação Inclusiva – Educação Integral”; Niterói levou o Programa Avaliar para Conhecer; Quissamã, “Boas Práticas na Educação”; Rio das Ostras, “O professor da era digital; Campos “Novas tecnologias para o setor de matrículas e parcerias com universidades públicas e privadas”; e Carapebus falou sobre a Lei Municipal de autonomia da gestão financeira”.

A secretária interina de Educação de Campos, Luciana Eccard, disse que o município tem o que passar, mas também muito a aprender, sobre o que é feito em educação nas cidades vizinhas.

- Vamos levar muita experiência deste Fórum para o crescimento conjunto. A construção maior será de um legado para os governantes futuros direcionarem as suas ações de forma compartilhada e, assim, todas as gerações terão educação de qualidade -, avaliou.

A vice-prefeita e secretária de Educação de Carapebus, Marinete Manhães Possidonio Pinto, também falou da importância da criação, no município, da banda musical escolar com participação de alunos.

- Participando da banda muitos alunos se tornam disciplinados e mais pertencentes à escola. Este projeto tem sido motivo de orgulho para eles, a família e a comunidade em geral que interage com a banda -, destacou.

À tarde, os debates foram por eixo temático: pedagógico, financeiro, administrativo, formação, infraestrutura e diversidade, e os visitantes aproveitaram para conhecer a Cidade Universitária, onde estão localizadas, além da FeMASS, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.

A Banda Musical da Secretaria de Educação recebeu o público na abertura do Fórum com ritmos animados e encantou também com apresentação dos hinos nacional e de Macaé. Em seguida, a história do município foi contada em cordel pelo grupo HistoriArte, outro momento de grande valor da cultura macaense.

Para Marilena Garcia este foi um grande momento para a história da Educação de Macaé e do estado que atravessa um momento tão delicado. "Uma cidade mostrando para a outra os resultados dos programas e projetos que deram certo. A troca democrática do saber e do conhecimento. Estaremos em outros municípios fazendo outras edições do Fórum Regional de Gestores da Educação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário