terça-feira, 28 de novembro de 2017

Câmara realiza sessão solene pelos 75 anos da Liga Macaense de Desportos

Foto:Ivana Gravina
DCIM100GOPROGOPR2482.JPG
A necessidade de mais apoio e incentivo para o esporte amador macaense foi consenso na noite de homenagens pelos 75 anos de trabalho da Liga Macaense de Desportos. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Macaé, e reuniu atletas, treinadores, dirigentes de clubes, imprensa e outros apoiadores do futebol amador. Os principais destaques receberam o diploma de mérito esportivo da Liga.
O presidente do Legislativo, Eduardo Cardoso (PPS), lembrou da época áurea do futebol amador em Macaé e como os campeonatos integravam os jovens, suas famílias, equipes e comunidades. Ele também defendeu que o poder público priorize o investimento no esporte amador em vez do profissional. “O esporte amador tem um potencial incrível de promover a cidadania e salvar jovens da criminalidade, o que é papel do governo.”
O vereador e cardiologista Márcio Bittencourt (PMDB) destacou que o esporte amador não deve ser visto como uma despesa, mas como um investimento quer gera economia no atendimento de saúde, unidades prisionais e segurança pública. “Como se isso não bastasse, o esporte ainda aumenta a sobrevida dos praticantes em dez anos, em média, e trabalha valores como esforço, disciplina, perseverança, além de manter os jovens longe das drogas”.
O presidente da Liga, Wanderson Fernandes, agradeceu ao vereador Bittencourt pelo seu esforço em entender as dificuldades e ajudar o futebol amador. “Márcio conseguiu que a final de um dos nossos campeonatos fosse disputada no Estádio Cláudio Moacyr, o que foi muito importante para os atletas. E também ficou conosco para que as equipes não perdessem pontos por não terem um médico em competições que exigiam a presença desse profissional”.
Wanderson ainda falou sobre como vem buscando parcerias com o poder público e a iniciativa privada. “Este foi um ano muito especial pela conquista desse grande parceiro e pelo reconhecimento do trabalho que estamos fazendo. Contudo, precisamos de mais apoiadores e do incentivo do poder público.”
Vereadores homenageiam atleta
Ao final da sessão, foi exibido um vídeo em homenagem ao jogador Marcos Vinícius Gomes Ferreira, conhecido como “Tudinho”, falecido em um acidente de automóvel, no dia 1º de setembro de 2017. Márcio Bittencourt informou que apresentará um projeto de lei nomeando um dos vestiários do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo com o seu nome.
Números da Liga Macaense de Desportos em 2017:
• 9 campeonatos
• 80 equipes participantes
• 2.800 atletas registrados
• 8.400 pessoas envolvidas
• campeões do sub-15 e tricampeões do sub-17
Jornalista: Adriana Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário