segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"Expo Mar Atento" chega a Cabo Frio

Por em 26/11/2017
Cabo Frio recebe nesta segunda-feira (27), a partir das 13h, a "Expo Mar Atento", evento voltado para pescadores. Será a oportunidade de toda a comunidade pesqueira conhecer melhor as técnicas de resposta à emergência no mar. O encontro é gratuito e será realizado no Casarão do Portinho. O projeto é uma parceria entre as empresas Shell e Statoil, com o apoio da Colônia de Pescadores Z-4, da Superintendência de Pesca de Cabo Frio e da Marinha.

SAIBA MAIS 

A programação inclui exposição de fotografias e vídeos; equipamentos básicos de resposta à emergência no mar, além de orientações sobre registros, regularização e segurança de embarcações e serviços públicos voltados ao pescador. Durante a atividade os pescadores poderão fazer inscrição para o curso de capacitação em resposta à emergência no mar, que vai acontecer no dia 13 de dezembro em Cabo Frio. O treinamento será teórico e prático, com número limitado de vagas.

O Mar Atento é um projeto de engajamento e capacitação oferecido aos pescadores para que possam atuar em resposta à emergência no mar e a expectativa é de que com os pescadores envolvidos e habilitados, a segurança e a proteção do ambiente marinho e costeiro estarão cada vez mais garantidas. Segundo o superintendente de Pesca, Alexandre Marques, a Expo Mar Atento vai proporcionar conhecimento aos pescadores. 

“Esse evento é um ganho para a nossa comunidade pesqueira. É a oportunidade de aprender, regularizar embarcações, trocar experiências e tirar dúvidas”, destacou o superintendente, lembrando que Cabo Frio possui aproximadamente 5 mil pescadores, mas apenas 1.800 são cadastrados na Colônia. 

Ele ressalta que quando o pescador se cadastra numa colônia passa a ter diversos benefícios como aposentadoria, direito de comercializar o seu próprio pescado direto para o consumidor com notas, legalização de documentos para exercer a profissão e de embarcações, atendimento médico e exame laboratorial com redução de preço entre outros. 

"A Lei Federal Nº 11.699, de 13 de Junho de 2008 fala que a colônia é a única entidade que representa os pescadores. Hoje, os pescadores filiados à colônia de pesca de Cabo Frio não precisam mais ir na Previdência para receber o Seguro Defeso, por exemplo. A própria colônia se encarrega disso. O pescador só vai no banco receber. A última novidade será o INSS digital: a partir do ano que vem os pescadores também serão aposentados dentro da própria colonia. Isso tudo é resultado de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre a Confederação dos Pescadores, a Federação e as colônias federadas", explicou.

O Casarão do Portinho fica localizado na Rua Maria Rita Novelino, 281, no bairro Portinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário