segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Núcleo Contábil em funcionamento na Cidade Universitária

2017-11-27 10:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Divulgação
Objetivo é atendimento gratuito à população
A Cidade Universitária agora faz parte da rede nacional de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal do Brasil (RFB) destinada a atender, gratuitamente, contribuintes com baixa renda, que podem contar com a assistência de universitários para a resolução de problemas que envolvam questões tributárias.
O horário de funcionamento do NAF é das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, e visa atender microempreendedores individuais, microempresários e os cidadãos em geral.

O núcleo é fruto de acordo de cooperação técnica da RFB assinado com o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF) com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

Além disso, o núcleo incentiva as práticas profissionais dos futuros formandos do curso de Ciências Contábeis da UFF no município, orientados pelos professores Dário Andrade, Erica Velozo, Gabriel Souza e Jhonatas Coelho, do Departamento de Contabilidade da universidade.

O professor Dário explicou que o atendimento será feito por alunos do 5º ao 8º períodos do curso, e os do 1º ao 4º períodos ficarão como retaguarda.

- A universidade pública precisa atingir a população e este espaço é de interação de aprendizado e formação profissional com ganho para a população e a universidade -, destacou Márcio Magini, secretário de Ensino Superior.

O delegado da Receita Federal, Fábio de Abreu Rodrigues, disse que a inauguração do NAF é fruto de esforço conjunto.

- Só posso agradecer a parceria e o apoio para este atendimento à população. Mesmo a Receita disponibilizando ferramentas no site, a demanda por informações ainda é grande. O NAF contribui para a boa prática da educação fiscal e tem dado certo onde já funciona -, enfatizou.

O diretor da UFF, Daniel Nascimento, falou da importância do NAF para a história da universidade no município:

- Este projeto dará mais visibilidade à UFF em Macaé, onde está há 25 anos e vai gerar benefícios para todos -, acrescentou.

Também estiveram presentes à inauguração o delegado adjunto da Receita Federal em Macaé, José Vítor de Castro Júnior; a representante da Educação Fiscal do órgão no município, Vera Lúcia Dutra Porto; o ex-diretor do ICM, professor Mauro Florentino; a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Jussara Selem; o representante da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Aristótles Riani; além de professores e alunos da universidade e servidores técnico-administrativos. Já existe um NAF funcionando no município na Universidade Estácio de Sá.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário