segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Alunos de Macaé conquistam medalha no Torneio Juvenil de Robótica

2017-11-27 14:46:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da equipe de robótica
Foto: Divulgação
Alunos do Colégio Municipal Sana e da Escola Natálio Salvador Antunes representam Macaé em campeonato
A equipe do Colégio Municipal Sana faturou medalha de bronze na etapa final nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizada neste final de semana em São Luís, Maranhão. Os representantes de Macaé conquistaram o troféu Paulo Freire, premiação destinada aos participantes que mais se destacaram nos desafios da programação. Outra equipe que se destacou foi a Serratec, com o quarto lugar na competição, representante da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro.
Participaram do evento 150 equipes do país, que venceram as etapas estaduais do campeonato. Os vencedores seguirão para um concurso internacional, que vai ocorrer em 2018, em país que ainda está sendo definido.

Nesta edição, os participantes disputaram a competição nas modalidades viagem ao centro da terra, cabo de guerra, sumô MMA e tradicional, resgate de alto risco, resgate no plano, dança e registro multimidiático.

Durante a competição, cada equipe apresentou um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema, além de planejar, projetar e construir robôs com peças variadas.

Alunos do Sana apresentam protótipo

Com o tema "Difundir desafios sempre", os alunos Myllena Bohrer (8º ano) e João Victor Dames (2º ano do Ensino Médio) apresentaram protótipo, que cumpriu diversas missões na mesa da competição. Conduzidos pelo professor Carlos Henrique Jorge, a equipe mostrou projeto voltado para solução inovadora. Durante o torneio, eles planejaram, projetaram e construíram robôs com peças variadas.

O Colégio Municipal Sana tem uma trajetória de premiações em competições de robótica. Cerca de 40 estudantes participam da Iniciação à Robótica na escola, que é a única da rede municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano em tempo integral. No mês de setembro, os representantes do Colégio Municipal Sana ganharam a etapa estadual da 11ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Benfica, Rio de Janeiro.

Além da medalha de ouro para o nível II ( Ensino Médio), a equipe Sanandroid também faturou o terceiro lugar da categoria I (Ensino Fundamental). O diretor do Colégio Municipal Sana, Sol Grey Tavares, agradeceu o apoio dos professores e alunos. "A premiação é prova de muita dedicação e empenho. Conseguimos mais uma vez nos destacar em um torneio de robótica. Estamos felizes. Este resultado é fantástico e mais uma vez coroa nosso trabalho", comenta.

Robótica - Em Macaé, 1,2 mil alunos participam do programa #inovareaprender. Eles se dedicam aos trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência. A designer educacional e idealizadora do programa #inovareaprender, Luemy Ávila, destaca que cerca de cinco mil estudantes são envolvidos indiretamente no projeto. "O programa também contribui na transformação do processo educacional. Todos aprendem juntos em parceria. Os envolvidos se tornam pesquisadores e descobrem soluções de problemas", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário