terça-feira, 30 de outubro de 2018

Café Literário e ‘Quintas no Museu’ são programações do Solar

2018-10-30 11:34:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto noturna do Solar dos Mellos
Foto: Rui Porto Filho e João Barreto
Os eventos são gratuitos e não é preciso se inscrever
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé receberá nesta quarta-feira (31), Dia Nacional da Poesia, mais uma edição do ‘Café Literário’, que acontece às últimas quartas-feiras do mês. Nesta data especial para os poetas e no mês da campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama, ‘Outubro Rosa’, o grupo ‘Língua do P’ homenageará as mulheres e a causa. O encontro será das 18h às 21h. Já na quinta (1º) será a vez da realização do ‘Quintas no Museu’ com a participação da professora do “Time de Artesãos Círculo”, Renata Vieira, das 14h às 21h. Os eventos são gratuitos e não é preciso se inscrever.
Para o Café Literário a Secretaria de Cultura convida a todos os inspirados para também apresentarem seus versos neste sarau no museu, que está iluminado por luz cor de rosa. “O ‘Outubro Rosa’, que surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, é realizado anualmente em Macaé, mas no museu será uma novidade. A nossa expectativa é que poesia e prevenção tragam resultados positivos para esta campanha na cidade”, destaca a diretora do museu, Viviane Chaves.

"O “Língua do P” é um encontro de poetas e da poesia. Fizemos neste ano uma viagem poética pela América do Sul, estudando e conhecendo os seus autores. Percebemos esta necessidade por haver certa distância entre nós e as produções latino-americas. Isso porque muitas vezes somos mais vinculados a poetas americanos ou europeus e nos afastamos de outros que estão bem mais próximos e até vivendo nas mesmas condições, por terem diversas coincidências históricas, sociais e políticas e com vivências interessantes", diz o idealizador destes encontros e poeta, Gerson Dudus.

Professora da Círculo é convidada do ‘Quintas no Museu’

A professora do “Time de Artesãos Círculo”, Renata Vieira, vai estar na edição desta de quinta-feira (1º) do ‘Quintas no Museu’. O programa da Secretaria de Cultura acontece todas as quintas, das 14h às 21h. A programação inclui música instrumental de professores e alunos da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart). Após as 18h, acontecerá, nos jardins do Solar, a feira de artesanato e gastronomia, um bom programa para toda a família.

A convidada desta quinta, Renata Vieira, juntamente com equipe de criação com design de moda, é representante do crochê num grupo de 17 professores de artesanato da empresa, o ‘Time de Artesãos Círculo’. Ela, que é graduada em Marketing e também criadora da página no Youtube ‘Renata Vieira Pérolas do Crochet’, abrangerá em sua oficina ‘Handmade Crochê” fundamentos de Marketing de Produto: lançamento de produto, condições para fotografia do produto, loja virtual, venda de produtos pela internet, fidelização da clientela, gestão do tempo e precificação. Ela também tratará sobre acabamento do produto artesanal.

Renata também apresentará materiais e acessórios lançados pela Círculo, mostruários e dará receita de peça em crochê. Por isso, ela recomenda que os interessados em participar da oficina que já trabalhem com artesanato levem seu material, como linhas e agulhas. Para a professora, adotando-se uma postura profissional, é possível se obter renda exclusivamente do artesanato, até mesmo trabalhando apenas em casa. “Vou mostrar o que acredito e defendo”, ressalta.

A atração musical da feira de artesanato deste ‘Quintas no Museu’ será o grupo do professor de violão e de cavaquinho da Emart, Marco Polo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2759-5049.

O Solar dos Melos – Museu de Macaé fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário