quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Novo mamógrafo dobrará atendimento

2018-10-24 19:02:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de fachada da NUAMC
Foto: Rui Porto Filho
Novo equipamento será instalado no Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança
Qualidade e ampliação da oferta de exames de imagens, voltados para a saúde da mulher. Com este enfoque, a Prefeitura de Macaé finalizou o processo burocrático interno para aquisição de mamógrafo digital, com a publicação do edital nos próximos dias. A meta é que a partir do início de 2019, a Secretaria de Saúde esteja realizando, uma média, de 200 exames por semana, além dos 150 já ofertados no período.
De acordo com a responsável pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do município, Luciana De Biase, por ser um equipamento de alto custo, todo trâmite do processo foi minucioso, com ampla concorrência. "O processo para aquisição do novo mamógrafo, que visa atender os usuários da rede municipal, foi criterioso. Estamos empenhados há meses e agora chegamos na fase final, que é a licitação", informa.

O novo equipamento de mamografia será instalado no Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), do bairro Aroeira, e irá substituir a máquina antiga. Para atender a demanda da rede, o município contrata o serviço, realizando uma média de 150 exames por semana.

NUAMC - O Nuamc oferece atendimento multiprofissional à mulher e é referência no acompanhamento de pré-natal na gravidez de alto risco. A unidade conta com nutricionista, psicólogo, assistente social, médicos obstetras, além de enfermeiras especializadas.

Luciana explica que a mamografia é um exame que deve ser feito anualmente, por mulheres a partir dos 40 anos. Em casos de mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família, essa idade cai para 35 anos.

Imagem - Outro serviço importante oferecido à mulher, a ultrassonografia ( geral e de mama), é realizado no Centro de Imagem, que funciona anexo ao Pronto Socorro do bairro Aeroporto. O resultado do exame é entregue a paciente na mesma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário