terça-feira, 30 de outubro de 2018

ENEM 2018

Especialistas de saúde dão dicas de preparação para as provas do Enem

  
30/10/2018 08:21
Uma prova de cinco horas e meia, como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gera preocupação que vai além do conteúdo estudado. Candidatos que irão disputar uma vaga na universidade, através do Enem, nos próximos dias 4 e 11 de novembro, procuram ter cuidados especiais com a saúde, especialmente com a alimentação.
Aluno do cursinho Pré-Vestibular Municipal, Renato Oliveira, 31 anos, será um dos candidatos do exame. Com o sonho de entrar na universidade pública, o estudante irá tentar conquistar uma vaga no curso de Direito. Para isso, a preparação passa não só por horas de estudos, mas também pelo consumo de alimentos saudáveis. “No meu dia-a-dia, eu procuro me alimentar com frutas e proteínas. Na véspera e no dia de provas, eu gosto de comer coisas leves tipo sopas, além de beber muita água”, declara.
A nutricionista Lourrane Martins, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), explica que a alimentação adequada e balanceada é essencial nesse período de provas. “É importante lembrar que o gasto energético, quando se está concentrado, é muito grande. Alimentos que contém porte calórico nutritivos são essenciais, como frutas, legumes e verduras”.
Outro cuidado é com a baixa imunidade, que pode ocasionar uma virose, atrapalhando o rendimento do candidato. Para tentar evitar a baixa resistência, a especialista recomenda bastante líquido e frutas cítricas. “Se você tiver com o corpo em equilíbrio nutricional, a imunidade naturalmente estará mais elevada. Mas é recomendado abusar mais das frutas cítricas, sucos de laranja natural, de acerola, goiaba ou cupuaçu, onde você tem um aporte de vitamina C mais elevado”, explica.
A nutricionista também faz um alerta para os estudantes que gostam de lanchar durante a prova. “Não recomendo produtos industriais, pois são calorias vazias, tem muito sódio e pode dar muita sede, além da embalagem fazer muito barulho, incomodando os outros participantes”, alertou a especialista que recomenda alimentos naturais nessa ocasião. “Frutas são os alimentos ideais para esses lanches. A banana é excelente, além de maçã que tem muita fibra. Fazer o lanche rápido com um mix de frutas é bom”.   
Emocional – Além da alimentação, outro cuidado do estudante Renato é com a ansiedade pré–prova. “O que me deixa tranquilo antes da prova é música. Toco violino desde criança e isso me acalma, contendo minha ansiedade”, comenta.
O fator emocional é primordial para um bom desempenho em provas como a do Enem, e, esse quesito pode ser trabalhado com a ajuda de familiares, destaca Eduardo Oliveira, psicólogo da Referência Técnica em Saúde Mental da Sesma e especialista em psicologia escolar. “A família precisa ser uma aliada nesse processo e não aumentar a carga de cobrança no aluno”.
O especialista também dá dicas para controlar o nervosismo e a ansiedade nos dias que antecedem o certame. “É importante que o candidato faça o que está habituado e que não gaste seu tempo em mídias sociais. Importante também, é que o cérebro possa descansar, para isso é bom fazer leituras com temáticas fora do Enem, assistir filme, por exemplo, isso é essencial para se fazer uma higiene mental”, reforça.
Outro item importante é com relação ao local de prova, pois a pressa e a ansiedade para não se atrasar podem ser um fator que atrapalha o emocional. Para combater isso, o psicólogo sugere uma dica simples. “A partir do momento que você sabe a sala e o local que vai fazer a prova, já faça um planejamento do percurso, fazendo com que a surpresa acabe, diminuindo assim a ansiedade”.
LEIA MAIS:
ESPECIAL ENEM
Por Victor Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário