quinta-feira, 25 de outubro de 2018

URBANISMO

Obras de prevenção a erosão em Mosqueiro seguem na reta final

  
24/10/2018 15:50
Das dez praias que recebem as obras de prevenção à erosão no distrito de Mosqueiro, seis já foram concluídas, uma está em conclusão e as três últimas devem ser concluídas até dezembro. O andamento dos serviços foi conferido na manhã da última terça-feira, 23, pelo engenheiro civil Alexandre Alves Rocha, técnico do Departamento de Preparo e Prevenção da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional e por uma equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
Iniciada em outubro do ano passado, a obra está dentro do cronograma como constatou o engenheiro civil, que vistoriou as praias pela segunda vez. “A obra já está com quase 90% de execução o que nos transmite a confiança para liberar a última parcela do recurso para garantir a sua conclusão. E se preciso, permitiremos a prorrogação do prazo final para garantir essa conclusão com segurança”, avaliou.
O valor da obra é de aproximadamente R$ 23 milhões com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério de Integração Nacional. A Prefeitura contratou a empresa executora, faz a gestão do projeto e dos recursos e fiscaliza a execução da obra, por meio da Seurb.
O técnico percorreu todo o balneário e constatou que já foram concluídas as praias do Bispo, Praia Grande, Porto Arthur, Chapéu Virado, Murubira e Paraíso, totalizando cerca de mil metros de muros já construídos, além da recuperação e reforço de outros muros existentes. “Algumas delas eu vi no início da obra, quando vim pela primeira vez, e estavam inclusive com acessos interditados devido à gravidade da situação. E agora, estão recompostas e não oferecem mais riscos”, observou o engenheiro.
Até o fim deste mês, os 370 metros de muro de arrimo da Baía do Sol também serão concluídos e, então, iniciado o serviço no Ariramba para construção de 360 metros de muro. No Marahu, dos 650 metros de muros previstos, 150 metros já foram erguidos. A obra foi retomada no fim de setembro passado, depois de passar por uma adequação feita por especialistas devido à exposição dessa praia a ação das marés. A praia do Areião será a última a receber os serviços. A previsão de finalização de toda a obra é até dezembro.
Além dos muros de arrimo, são feitas a reconstrução de taludes, a construção de calçadas e a instalação de sistema de drenagem de superfície. A Prefeitura complementa a obra com a urbanização das orlas que são reformadas, com intervenções como a nova iluminação pública.
Para o diretor de obras civis da Seurb, Reinaldo Leite, a vistoria do técnico mostra que a obra tem o devido acompanhamento e atenção dos envolvidos. “A presença do Ministério da Integração acompanhando a obra, mostra que a parceria entre o financiador que é o Ministério e o executor, a Prefeitura de Belém, está dando certo e o serviço está sendo executado dentro do esperado para trazer os benefícios esperados pela população da ilha”, disse o diretor. 
Por Jaqueline Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário