segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Curso capacita crianças em programação

2018-10-29 15:33:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto da Cidade Universitária
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Inscrições estão abertas e podem ser feitas até quinta-feira
O projeto “Aprenda a Programar Jogando”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abriu inscrições para o curso gratuito de programação para crianças alfabetizadas de seis a dez anos. Estão sendo oferecidas 25 vagas à população e o objetivo é ensinar a criar jogos e aplicativos com ajuda de monitores, alunos dos cursos de Engenharia da universidade no município, que funciona na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (1º de novembro), somente online, no seguinte link www.instagram.com/projetoaprendaprogramar.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site www.aprendaprogramar.macae.ufrj.br ou podem ser obtidas também pelo e-mail aprendaprogramarufrj@gmail.com. O curso será realizado de 7 de novembro a 5 de dezembro, todas as quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Laboratório de Informática da Graduação (LIG), sala 213 do Bloco A, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Durante as aulas, as crianças aprenderão ferramentas utilizadas mundialmente para o ensino da programação e irão se divertir aprendendo por meio de jogos e brincadeiras. O projeto também oferece oficinas e minicursos e faz parceria com escolas para levarem seus alunos a participarem da programação. O contato é feito por e-mail. "O objetivo do curso é apresentar os conceitos de programação de computadores para as crianças de forma divertida e mostrar que elas podem ser criadoras das tecnologias que usam no dia a dia", explicou a coordenadora e professora do projeto, Janaína Gomide.

Ela informou que o curso destina-se a crianças iniciantes na linguagem do computador e não podem participar os alunos que já estiveram em outras edições do curso de programação ou da Escola de Verão ministrada no início deste ano.

O projeto é chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação e já ofereceu oficinas e minicursos para cerca de mil crianças e jovens de Macaé e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário