quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Empreendedora de Macaé será atração no ‘Quintas no Museu’

2018-10-24 10:36:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
frente do museu de macaé
Foto: Rui Porto Filho
Feira de artesanato e gastronomia, além de oficinas e visita guiada marcam programação
A Secretaria de Cultura dá prosseguimento ao projeto ‘Quintas no Museu’, que acontece todas as quintas-feiras, a partir das 14h e agora estendido até as 21h, no Solar dos Mellos. As oficinas vão até as 18h. Em seguida, nos jardins do museu, tem início a feira de artesanato com a participação de bikefoods de salgados e doces e música dos professores e alunos da Escola de Arte Maria José Guedes (Emart). As convidadas para ministrar as oficinas desta quinzena são a empreendedora e professora de artesanato de bijuterias e acessórios da Gban-Bijuteria em Macaé, Thaís Borges, nesta quinta-feira (25), às 15h30, e a professora de crochê do “Time de Artesãos Círculo”, Renata Vieira, no dia 1º novembro, no mesmo horário.
Thaís Borges dará a oficina ‘Viver de artesanato’ e abordará as formas de se ganhar dinheiro com esta arte. Ela apresentará mostruários de peças e de produtos, propondo atividades dinâmicas. Já Renata Vieira oferecerá a oficina ‘Handmade Crochê’, que envolve moda e tendências, venda de produtos pela internet, loja virtual, gestão de tempo, acabamento, fidelização do cliente e precificação. Não é preciso inscrição prévia, nem qualquer pré-requisito para participar das oficinas e dos eventos, todos gratuitos, no ‘Quintas no Museu’. Para estas oficinas, as palestrantes recomendam que quem já faz artesanato leve seu material, como linhas e agulhas, por exemplo.

A programação desta quinta (25) será: às 14h a abertura do evento; às 14h15, palestra para apresentação das pesquisas realizadas pela equipe do museu em atendimento às demandas dos artesãos durante a oficina ‘Empreendedorismo’, oferecida por Rômulo Bózeo, na última semana.

Às 14h30 acontece a Visita Guiada à exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias" para que os artesãos conheçam um pouco mais sobre a história do município, a fim de que estas informações se tornem inspiração para a criação de seus produtos. Às 15h, apresentação de animações sobre as lendas de Macaé, com o mesmo objetivo, e às 15h, a oficina de Thaís Borges. A programação continua com a feira de artesanato e gastronomia, animada pelo saxofonista e professor da Emart, Zé Rangel, e do grupo de chorinho de alunos.

No encontro do dia 1º de novembro, com a professora do ‘Time de Artesãos da Círculo’ e do canal no Youtube ‘Renata Vieira Pérolas do Crochet’, também haverá exibição de audiovisual, oficina com apresentação de mostruários e receita de peça em crochê. A atração musical nesta data será o grupo do professor de violão e de cavaquinho da Emart, Marco Polo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 2759-5049.

Nenhum comentário:

Postar um comentário