terça-feira, 30 de outubro de 2018

Começam comemorações do Dia Nacional da Guarda Municipal

2018-10-30 14:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de guardas municipais
Foto: Rui Porto Filho
Evento na Ordem Pública é marcado por homenagens
Diversas atividades marcam as comemorações do Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, que acontecerão até sábado (3). A ideia da Secretaria de Ordem Pública é fortalecer todos os grupamentos do órgão e, assim, garantir melhores serviços para a população. Nesta terça-feira (30), primeiro dia da programação, foram realizados hasteamento de bandeiras e execução dos hinos nacional e de Macaé, além de homenagem ao guarda municipal Nilo Bocampagni, já falecido. No encontro também teve entrega de certificados de reconhecimento aos servidores da Secretaria de Esportes pelos serviços de parceria.
O secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, destacou que o guarda homenageado é referência para a instituição. "O encontro é para manter esse vínculo, pois estamos em um momento de unificação. E os resultados irão, com certeza, para a população. Com os grupamentos fortes, iremos atuar de forma exemplar nas ruas", frisou o secretário.

O filho do guarda homenageado, Renato Bocampagni, falou sobre a importância da homenagem. "Meu pai tinha uma paixão pela Guarda Municipal, por isso, é fundamental esse reconhecimento. Gostaria de agradecer a todos", afirmou Renato. Para o secretário adjunto de Segurança, André Luiz Ramos Momenteiro, trabalhar com Bocampagni foi um privilégio. "Ele era um exemplo de profissional", pontuou.

A semana comemorativa prosseguirá na quarta-feira (31) com o descerramento da placa do anexo em condecoração ao guarda municipal Sandro Marques, falecido. Servidores da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) receberão certificados de reconhecimento pela parceria com a Secretaria de Ordem Pública.

Já na quinta-feira (1º de novembro) terá inauguração do Canil do Grupamento de Operações com Cães. Também haverá entrega de certificados de reconhecimento aos representantes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E, para encerrar, na sexta-feira e sábado (2 e 3 de novembro), serão realizados formatura e café da manhã com a equipe da secretaria.

Guarda Ambiental: sinônimo de cuidado ao meio ambiente
A educação é o melhor caminho para a preservação. E, em Macaé, a Guarda Ambiental, ligada à Secretaria de Ordem Pública, tem se destacado nas ações de cuidado ao meio ambiente. O setor foi criado em 2007, sendo responsável por desenvolver diversas ações, entre elas, garantir a qualidade de vida e defender a natureza. São vários trabalhos de resgates, além da proteção de matas e águas.

Atualmente, o efetivo da Guarda Ambiental é de 44 guardas. Os serviços, em sua maioria, são feitos a partir de denúncias durante 24 horas. A educação ambiental é uma das ferramentas usadas pela equipe, que mantém trabalho constante de orientação e informações sobre preservação ambiental.

A Secretaria de Ordem Pública, entendendo a necessidade de um trabalho, não só na área de repressão, mas também na área de prevenção, criou a coordenadoria de Educação Ambiental. Os trabalhos são voltados às questões dos valores sociais. Foi criado o programa Liga da Preservação Guardiões Ambientais, onde são desenvolvidos vários projetos. Entre eles, o projeto "Resgatando o Passado, Semeando o Futuro".

As atividades dos guardiões ambientais contam com teatro de fantoche para crianças, com palestras nas escolas, empresas e outros espaços. Os materiais apreendidos são levados para demonstrações. Desde 2014, antes do surto da febre amarela, o órgão realizava trabalho de orientação de febre amarela e malária, em parceria com a Fiocruz.

Júlio César Dutra Souza, 37 anos, está há 14 anos na Ordem Pública. Depois de passar quatro anos no setor de patrimônio, atua há dez na guarda ambiental. Atualmente, realiza o patrulhamento na região serrana, restinga do Barreto e zonas de mata na cidade como Vale Encantado e Mirante da Lagoa.

"Esses anos me proporcionaram conhecimento no resgate de animais, além de promover a educação ambiental com estudantes. Isso é gratificante porque percebemos que eles se tornam multiplicadores. Ser guarda ambiental é ligar pessoas à natureza ", destaca Júlio.

Para Romenique de Lemos Araújo, 35 anos, há 12 anos na Ordem Pública, sendo oito no setor de Educação Ambiental, sua atividade faz o caminho inverso da repressão. São palestras em escolas, empresas e igrejas. Segundo ele, o setor está com quatro projetos ativos. "Nossa atividade é totalmente diferenciada, com a função de educar, ou seja, o caminho inverso da repressão. Nosso objetivo maior é servir ao público, sendo útil e fazendo a diferença ", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário