sábado, 27 de outubro de 2018

Prefeitura captura cavalos soltos em Macaé

2018-10-26 19:06:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de cavalos sendo apreendidos
Foto: Maurício Porão
Os equinos foram conduzidos a um curral associado ao Núcleo de Defesa Agropecuária
A Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar capturaram dez animais (equinos) em áreas de movimento em Macaé: três na Linha Azul, três na Linha Vermelha, um na Linha Verde e três no bairro Jardim Vitória.
Segundo o coordenador do setor da prefeitura de promoção da saúde dos animais, Rafael Amorim, os proprietários desses animais negligenciaram a saúde e o bem-estar deles. "Eles ficam na pista, sem água, à procura de pasto, adoecendo, se ferindo e colocando a vida dos motoristas e seus passageiros em perigo", avalia.

Os equinos foram conduzidos a um curral associado ao Núcleo de Defesa Agropecuária, onde serão avaliados por veterinários, fazendo exames clínicos e laboratoriais.

Os animais recolhidos podem ser retirados pelo proprietário, doados para fim de interesse público ou leiloados pela área agropecuária.

"Os cavalos soltos não conseguem sobreviver na área urbana. Quando ocorre um acidente, ninguém sabe quem é o proprietário do cavalo. O dono é responsável por qualquer situação que ocorra a partir da soltura ou fuga do equino em via pública. Ele só poderá retirar o animal em um prazo de até dez dias e comprovando ter terra para criá-lo", informa Rafael Amorim.

O proprietário também deverá se cadastrar no Núcleo de Defesa Agropecuária, retirando a Guia de Transporte Animal (GTA). Terá de arcar com todos os exames e custos relacionados à saúde, alimentação e transporte, além de pagar multa.

De acordo com a Lei Sobre Apreensão de Animais, no artigo 31, terá prisão de dez dias a dois meses, a pessoa que deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoas inexperientes, ou não guardar com cautela animal perigoso. No parágrafo único está escrito que incorrem na mesma pena quem: "Na via pública abandona o animal de tiro, carga ou corrida; excitar ou irritar o animal, expondo a perigo a segurança alheia".

"O objetivo da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses é promover a mudança cultural, que inclua o respeito aos animais", conclui ele, informando que operações de igual natureza ocorrerão com regularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário