sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Cidade Universitária de Macaé é um dos locais de provas do Enem

2018-10-26 10:33:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Cidade Universitária oferece 18 cursos de graduação por meio do Enem
Todo ano, aproximadamente 2 mil alunos passam a estudar na Cidade Universitária de Macaé via o Exame Nacional do Ensino Médio. O polo é um dos locais de provas do Enem 2018 e oferece 18 cursos de graduação com acesso por meio do resultado do exame na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) que, além do Enem, também tem acesso por meio de vestibular próprio realizado pela prefeitura uma vez por ano. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro e os candidatos podem, desde segunda-feira (22), retirar o cartão de confirmação com o local e o horário.
A prefeitura, além de oferecer vagas via Enem para a FeMASS, também oferece, gratuitamente, curso preparatório para o Exame, o Pré-Vestibular Social, e o próprio Colégio de Aplicação (CAp) que treina os alunos para o melhor desempenho no Enem. Ambos têm aprovação de cerca de 80%, cada, no exame. O Pré-Vest realiza com os alunos, por ano, três simulados para o Enem, o mais recente foi feito semana passada.

Os estudantes podem consultar o cartão com as informações no site do Inep, na página do participante no site do próprio Enem ou no aplicativo de celular Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. Em todo o Brasil foram inscritos 5.513.718 estudantes e a consulta aos locais de provas foi liberada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cartão de confirmação da inscrição do candidato é o documento que informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Para ter acesso às informações é preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para a recuperação.

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas. Para fazer o Enem basta apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. Mas o Inep alerta para que os participantes não deixem para acessar o cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

O primeiro domingo de provas do Enem, 4 de novembro, coincidirá com o início do Horário de Verão. O Inep alerta para que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, que estará dentro da área de vigência do Horário de Verão. De acordo com o Horário Oficial do Brasil, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros, em frente ao Shopping Plaza Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário